• Segware

Botão de Pânico: o que é, para que serve e qual é a sua importância

A violência é um problema que atinge toda a sociedade nos mais diversos lugares e, infelizmente, nem mesmo dentro de casa podemos nos assegurar de que estamos 100% seguros.

Por isso, diversas empresas têm desenvolvido e adotado muitas soluções para combater a violência, seja em ambientes domésticos, corporativos ou industriais. E, nesse sentido, uma das ferramentas que têm sido utilizada é o Botão de Pânico.


A ideia do Botão de Pânico já existe há algum tempo, e inclusive já foi utilizada por governos para combater a violência doméstica, como nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Paraíba, Maranhão e Pernambuco.


Entretanto, essa solução também é desenvolvida para o setor privado, mas muitas empresas de segurança possuem dúvidas de como comercializar e até mesmo demonstrar o valor dessa importante ferramenta para os clientes.


Por isso, neste post vamos explicar melhor o que é o botão de pânico, para que serve, qual é sua importância e como ele pode agregar valor para o seu negócio, e até mesmo servir para fidelizar ainda mais sua carteira. Acompanhe e boa leitura!


O que é e como funciona o Botão do Pânico?


O Botão de Pânico é um dispositivo que, ao ser acionado, envia uma mensagem ou sinal para a central de monitoramento da empresa de segurança contratada avisando que algo perigoso está acontecendo. Ao pressioná-lo, o botão não emite nenhum tipo de som, o que auxilia na preservação da integridade da pessoa que acionou-o.


Há dois tipos principais de Botão de Pânico: os fixos e os móveis. Os dispositivos fixos ficam em um lugar determinado, como na área de cofres, no banheiro, na mesa de trabalho, na portaria etc. 


Já o botão móvel é bastante parecido com um chaveiro de alarme de automóvel, e pode ser carregado pela pessoa que contrata um serviço de segurança ou por um vigilante dentro de uma área em que está a receptora, ou seja, o aparelho que faz a comunicação. Muitas empresas preferem o dispositivo móvel, pois ele é mais versátil, podendo também ser fixado em algum local.


Os dois tipos têm a mesma lógica de funcionamento: eles mandam o sinal de alerta para a central. Após o recebimento da mensagem, a central irá tomar as providências conforme o que foi definido com o cliente.


Um ponto importante a ser destacado é que o dispositivo não usa a linha convencional do cliente. Assim, caso a energia e a rede de telefone sejam cortadas, ainda há sinal no botão de pânico.


Leia mais:Quais relatórios uma empresa de monitoramento deve acompanhar


Qual é o objetivo do Botão de Pânico?


Se formos analisar do ponto de vista da segurança, o objetivo final do Botão de Pânico é diminuir os índices de invasão a propriedades e, em última análise, de agressão e ameaça a pessoas.


Em alguns casos, o Botão de Pânico também pode ser usado para outros fins que requeiram ajuda emergencial. Por exemplo, pessoas com problemas de saúde, que podem fazer uso ao terem um mal estar súbito. Assim, podem acionar o dispositivo para entrar em contato com uma equipe médica, que poderá fazer o diagnóstico remoto e agir de maneira adequada.


O que deve ser feito após o Botão de Pânico ser acionado?


Geralmente, assim que a central de monitoramento recebe o sinal, ela entra em contato com a pessoa que gerou a ocorrência. Esse contato pode ocorrer de duas formas: no primeiro caso, a central pode ligar e ninguém atender ao telefone. Se isso acontecer, a empresa deve acionar imediatamente os órgãos competentes.


No segundo caso, se alguém atender ao telefone, é solicitada uma senha ou senha de coação. Caso a pessoa dê uma senha diferente, a empresa desliga o telefone e realiza o acionamento remoto da polícia. Se a senha estiver certa, a ação é cancelada. Mas um dos aspectos mais bacanas  é que a central consegue visualizar a localização do cliente que gerou a ocorrência, o que gera ainda mais segurança ao cliente final.


Leia mais:Como implementar uma cultura de dados em empresas de monitoramento


Por que o Botão de Pânico é importante?


O Botão de Pânico é uma uma ferramenta importante em um sistema de segurança, sobretudo para a proteção de pessoas. Isso porque ele possibilita que a pessoa agredida, ameaçada ou furtada chame por socorro sem se colocar em risco, já que o dispositivo pode passar imperceptível por não emitir som quando acionado.


Assim, residências, empresas e indústrias podem adotar rotinas mais normais sem sentirem tanto medo de que haja uma invasão ou agressão. Isso também pode ajudar a proteger pessoas mais sensíveis e em situação mais frágil, como crianças e idosos.


Leia mais:A importância dos dados para empresas de segurança


Para quem o Botão de Pânico é indicado?

Em geral, pode-se dizer que qualquer cliente que tenha um sistema de monitoramento poderá fazer um bom uso do Botão de Pânico. Por isso, se você ainda não oferece essa solução para seu público, é uma boa ideia inseri-la em algumas opções de pacote que você ofereça.


Isso porque, algumas situações, outras ferramentas do sistema de segurança, como os sensores podem, por alguma razão, serem desligados. Assim, a única maneira de se comunicar com a central de monitoramento se torna o Botão de Pânico.


Em outras palavras, tanto clientes residenciais, corporativos ou industriais podem ser beneficiados por esse dispositivo, já que ele aumenta a proteção e gera muito mais tranquilidade a todos.

-

Agora que você sabe mais como funciona um Botão de Pânico, conheça a solução HelpMe da Segware. No aplicativo My Security, a Segware oferece essa função, que é um Botão de Pânico, que possui as opções digital e física e que pode ser acionado no app ou via Bluetooth. Em caso de necessidade de reforço, o cliente também pode pedir uma viatura para o local diretamente pelo aplicativo. Fale conosco e peça uma demonstração!

1 visualização
Segware
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Brasil/SC: +55 48 32310000
Brasil/SP:  +55 19 3113-9450

EUA: +1 305 7671552
México: +52 55 41708415
Argentina: +54 11 52195583
Colombia: +57 2 8912730 
Chile: +56 2 29381412 
Venezuela: +58 212 7202193

Copyright © 2020 Segware Security Performance. Todos os direitos reservados.