top of page
  • Foto do escritorSegware

Qual o impacto da tecnologia em nuvem na economia financeira de empresas de segurança eletrônica?

A economia financeira para empresas de segurança eletrônica é um dos principais desafios do setor. Entretanto, a tecnologia tem sido capaz de mudar esse cenário, sobretudo as que dizem respeito à nuvem.


Por causa disso, empresas da área têm demonstrado disposição para migrarem seus ambientes tecnológicos para essas plataformas que, além de contribuírem para maior segurança de dados e informações dos negócios, dinamizam processos operacionais e de atendimento ao cliente.


Exemplo disso é que, de acordo com estudo realizado pela Infosys e publicado na Forbes, essa já era uma tendência de mercado há algum tempo. A pesquisa, de 2022, indicou que 40% das empresas do setor na época já buscavam a alteração dos seus ambientes tecnológicos para um sistema.


Como entendemos que esse é um assunto urgente para empresas desse setor, preparamos um conteúdo explicativo e bastante prático para demonstrar como as plataformas em nuvem podem transformar a rentabilidade das organizações.


Você irá encontrar por aqui:

  • O que descreve a tecnologia em nuvem para a segurança eletrônica?

  • Como a tecnologia em nuvem reflete na economia financeira de empresas de segurança eletrônica

  • Case de sucesso da aplicação da nuvem na prática - números reais


Clique no que deseja ler primeiro e dinamize sua aprendizagem. Boa leitura!


Tecnologia em nuvem para a segurança eletrônica


A nuvem é representada por uma rede de servidores remotos que armazena, gerencia e processa dados em grande quantidade, permitindo que as empresas acessem essas informações de qualquer lugar com acesso à internet.


Na segurança eletrônica, tais recursos podem ser usados para uma gestão holística do negócio, bem como para armazenar vídeos de câmeras de vigilância, imagens de alarmes, registros de acesso, entre outros dados importantes para a segurança de uma empresa ou residência.


Uma das principais vantagens da implementação desses sistemas é a capacidade que eles têm de armazenar e analisar o que é chamado de big data (bancos de dados grandes).


A disponibilidade, ou seja, a possibilidade de que pessoas autorizadas acessem esses ativos de qualquer local também contribui para otimização de processos internos e externos e para um conhecimento geral da empresa por funcionários de diversos pontos do país.


Somente no Brasil, empresas desse ramo podem usufruir de um potencial por demanda do serviço de segurança eletrônica de 12 milhões de imóveis espalhados em sua dimensão continental.



Isso significa dizer que ao investir em tecnologia em nuvem as organizações do setor se preparam para conquistar mais clientes, uma vez que atenderão em qualquer lugar, gerar mais dados e, ainda assim, conseguir analisá-los com muita rapidez.


Além do business intelligence, outro ponto de destaque da nuvem, é que a tecnologia reduz o custo de manutenção e gerenciamento de servidores, que podem ser caros e exigem recursos especializados, e melhora a segurança da informação, pois os dados armazenados em servidores remotos são protegidos por sistemas de segurança robustos, como criptografia e autenticação de usuário. Isso pode evitar violações de segurança e garantir a integridade dos dados.


Outra vantagem da tecnologia em nuvem é a escalabilidade, que permite às empresas expandir ou reduzir a capacidade de armazenamento de dados de acordo com as necessidades, sem a necessidade de investir em equipamentos adicionais.


Por fim, a tecnologia em nuvem pode facilitar a integração de sistemas de segurança eletrônica, permitindo que diferentes dispositivos e soluções sejam conectados e gerenciados a partir de uma única plataforma.


Como a implementação de tecnologia em nuvem pode impactar a economia financeira de empresas de segurança?


Investir em plataformas de gestão e de comunicação em nuvem, como nos softwares de gestão, retira da empresa de segurança eletrônica a necessidade de espaços físicos para hardwares robustos, como também a possibilidade da ocorrência de falhas humanas durante processos administrativos. Há também a mitigação da perda de informações relevantes dos clientes atendidos e da própria empresa prestadora de serviço.


Os softwares de gestão, por exemplo, podem otimizar a economia financeira de empresas de segurança eletrônica de várias maneiras, incluindo:


1) Controle financeiro mais eficiente:


Os softwares de gestão podem fornecer ferramentas para controle financeiro mais eficiente, como monitoramento de fluxo de caixa, controle de contas a receber e a pagar, controle de estoque e emissão de relatórios financeiros.


A partir dessa nova cultura a empresa tem acesso à uma visão mais clara de suas finanças, identificando possíveis problemas e tomando decisões mais bem fundamentadas.


2) Redução de custos operacionais:


Os softwares de gestão atuam diretamente na redução dos custos operacionais das empresas de segurança eletrônica,


Uma vez que os processos administrativos, burocráticos, de atendimento ao cliente e de monitoramento são realizados de forma automática, conduzidos por equipe qualificada disposta em qualquer lugar, as tarefas repetitivas, como cobranças, faturamento e controle de estoque se tornam bastante práticas .


Como resposta, isso reflete na possibilidade da empresa economizar tempo e dinheiro em suas funções, bem como representa a redução de erros humanos.


3) Melhoria da gestão de recursos humanos:


A gestão de recursos humanos é bastante beneficiada pela implementação da tecnologia em nuvem, uma vez que a organização de escalas de trabalho, monitoramento de atividades, controle de ponto eletrônico e gestão de benefícios é possível por meio desses sistemas.


Assim, a empresa aumenta a eficiência e a produtividade dos funcionários.


4) Melhoria do atendimento ao cliente:


Os softwares de gestão potencializam o atendimento ao cliente, ao permitir o registro de chamados, histórico de atendimento, agendamento de visitas técnicas e monitoramento de vídeos e de alarmes ocorra em uma só plataforma, a toques rápidos e intuitivos. Há sempre o registro das informações, sem necessidade de planilhas, folhas ou papel solto. É tudo condensado em uma única fonte, otimizando as análises de dados dos gestores e também as melhorias de processos.


Com isso, as empresas de segurança eletrônica entendem melhor as necessidades dos clientes e aumentam a satisfação dessa personas


5) Aumento da receita:


Por fim, os softwares de gestão podem ajudar a empresa a aumentar sua receita, permitindo a oferta de serviços personalizados, controle de vendas e gestão de campanhas de marketing. Isso pode ajudar a empresa a expandir seus negócios e aumentar sua participação de mercado.


Embora o impacto financeiro exato de um software de gestão possa variar de acordo com o tamanho e o tipo de empresa, estudos mostram que as empresas que utilizam software de gestão podem economizar até 20% em custos operacionais e aumentar a eficiência em até 30%. Além disso, elas podem aumentar suas receitas em até 35%.


Como empresa de segurança eletrônica, é fundamental que você tenha um controle efetivo sobre as atividades diárias da sua empresa.


Nesse sentido, gerenciar e monitorar vários aspectos do seu negócio é imprescindível. Como dissemos, a tecnologia em nuvem (software de gestão) simplifica e automatiza muitos desses processos, tornando a organização mais eficiente, competitiva e capaz de voltar sua atenção à experiência do cliente.


O case de sucesso da Segware: números reais que demonstram a economia financeira por meio da nuvem


Ainda parece um mundo distante para a sua empresa de segurança eletrônica? Iremos facilitar. Acompanhe o nosso case de sucesso!


A Segware é a empresa líder em software de gestão para segurança eletrônica no Brasil, tendo seu produto como referência por proporcionar a melhor performance, seja performance operacional e também economia financeira prática para esses negócios.


Por se tratar de uma tecnologia em nuvem, o software da Segware está sempre pronto para atender as demandas dos clientes e isso reflete diretamente na eficiência operacional e na rentabilidade desses consumidores.


A exemplo disso, em 2022, entregamos 99,99% de disponibilidade de serviços, durante todo o ano.


Na prática isso significa dizer que a Segware proporcionou um ganho de 333% com esse recurso, visto que a parada para uma atualização do sistema operacional Windows leva em torno de 20 minutos para ser realizada.


Ao considerarmos uma atualização mensal, conforme a Microsoft libera seus patches de segurança e atualização, a Segware entrega esse resultado expressivo de 300% no quesito disponibilidade de serviço!


Além disso, uma atualização de um sistema de monitoramento local ou hospedado - dependendo do tamanho da base de dados - leva em torno de 30 minutos para ser executada, indo desde backups até o restabelecimento do ambiente. Se uma empresa atualizar o seu sistema a cada mês do ano, isso representará um ganho com a Segware de 500% na disponibilidade dos serviços (sem somar o sistema operacional).


Tudo isso sem contar a possibilidade de ocorrência de imprevistos, como: necessidade de troca de memória, HD, fonte, parada para limpeza física do servidor, possíveis travamentos do servidor que necessitam reinicialização do sistema, etc.


A implementação da tecnologia em nuvem da Segware pode ainda ser traduzida em outros números relevantes e reais para esses negócios. Confira:


Economia financeira relacionada à segurança da informação


Nesse caso é preciso observar como a implementação do software Segware potencializa o planejamento de segurança da informação e a redução de custos com essa área, tendo em vista que, somente de 2021 até metade de 2022, foram registrados mais de 800 milhões de ataques (ransomware) e que essa é só uma das ameaças possíveis aos dados das empresas.


Nesse contexto, uma estrutura e sistema local também demanda equipe de TI ou outra especializada em segurança que possa trabalhar no monitoramento e aplicação de boas práticas, buscando o máximo de segurança dos servidores e aplicações locais.


Com a Segware isso é aperfeiçoado. Um dos serviços oferecidos, junto às demais soluções, proporciona o monitoramento em tempo real e equipe dedicada a trabalhar na segurança de toda a arquitetura de nuvem do software. Através disso há uma implementação constante das melhores e mais atuais práticas para segurança de todo o sistema, bem como o apoio em investimento nos melhores provedores de serviço em nuvem do mercado, como: AWS, MongoDB, Microsoft, entre outros.

Economia financeira relacionada à redução de custos


Por fim, o software tem reflexos diretos na redução de custos das empresas de segurança eletrônica por levar para a nuvem todos os gastos dispendiosos com manutenções físicas.


Uma equipe de TI local ou terceirizada para monitoramento, gestão operacional e ações de segurança nos serviços e servidores locais possui um custo anual médio de cerca de R$ 120.000,00.


Já os gastos com servidor físico e considerando o mínimo de 5 anos de vida útil e manutenções, considerando um investimento inicial para a compra de um servidor, varia em algo em torno de R$ 30.000,00 a R$ 50.000,00 (conforme requisitos) - o que reflete, em média, R$ 12.000,00 de custo anual, diluídos por 5 anos.


Em energia elétrica, se considerarmos uma média anual de 7.500kWh, o custo anual de energia para manter a disponibilidade dos servidores locais gira em torno de R$ 7.000,00.


Nesta projeção, a solução da Segware é capaz de diluir o custo em 5 anos (tempo de vida média de um servidor), junto com manutenções preventivas durante estes 5 anos.


Dessa forma, temos que se o custo médio anual para uma manter uma estrutura local é de R$ 139.000,00 (equipe de TI + servidores + energia) ou, aproximadamente, R$ 11.600,00 mensais. Com a Segware, estes custos podem ser convertidos ou até reduzidos para gerar uma economia média de até R$ 11.000,00 mensais quando comparada com as soluções locais. Conversão de custo a qual pode ser aplicadas em novos investimentos no que diz respeito a mão de obra da equipe de TI, com novos projetos, manutenções em outros ativos ou até mesmo apoio em consultoria ou na concepção de projetos de clientes, como: condomínios, grandes redes de varejo, etc.


Tudo isso sem contar custos de nobreaks e suas manutenções, geradores para suportar os servidores, links dedicados em operações de monitoramento de imagens locais, etc.


O software da Segware na sua empresa


A Segware utiliza e oferece aos seus clientes as melhores práticas em tecnologia do mercado, assim como faz Netflix, Spotify, Facebook, Instagram, Twitter, Nubank, etc.


Oferecemos uma única aplicação escalável, ou seja, a mesma plataforma atende centenas de usuários e clientes. Base de dados apartadas por serviço e necessidade, que acolhem milhares de usuários com tecnologias que facilitam a adoção de manutenções, segurança e desempenho.


Solicite uma proposta da Segware aqui e comece o seu planejamento de economia financeira agora.


166 visualizações

Comments


bottom of page