top of page
  • Foto do escritorSegware

09 Mitos e verdades sobre portaria remota

Embora já bem implementados no mercado, alguns serviços de controle de acesso ainda podem gerar dúvidas e, até mesmo, serem mal-entendidos. É o caso, por exemplo, dos mitos e verdades de um dos serviços que o controle de acesso proporciona: a portaria remota. Já ficou diante de algum deles?


É o que pretendemos mostrar no decorrer deste artigo. A tecnologia auxilia diversos setores a se desenvolver e a apresentar soluções mais completas e integradas. Quando tratamos da segurança condominial isso não é diferente.


A gestão eficiente de um condomínio, bem como a manutenção da sua segurança, é uma tarefa bastante complexa. Por isso, contar com o auxílio de ferramentas e softwares que auxiliem esse processo é essencial.


Abaixo você conhece mais detalhes sobre uma dessas soluções, a portaria remota, que é parte fundamental dos novos empreendimentos chamados de condomínios inteligentes ou 5g.

Escolha o que quer ler primeiro:



O que é Portaria Remota?


Por aqui já falamos e abordamos o tema, apresentando inclusive, todas as vantagens da Portaria Remota para a segurança condominial. Ainda assim, é válido recapitular!


A Portaria Remota é uma possibilidade de controle de entradas e saídas de condomínio, executada por meio de centrais de monitoramento que não estão alocadas no próprio condomínio. Ou seja, têm uma atuação remota!


Na prática o serviço, quando bem estruturado, funciona da seguinte maneira: um sistema de controle de acesso é instalado na portaria do prédio residencial ou empresarial, permitindo que o acesso dos moradores ou trabalhadores ao edifício seja feito por meio de tags, senhas, leitores biométricos ou faciais, de forma autônoma ou através da liberação da entrada por uma equipe especializada que fica nas centrais de monitoramento.


Com a adoção da solução, o condomínio ou empresa não precisa, necessariamente, contar com profissionais na portaria, sendo o operador remoto da central de monitoramento o responsável por essa gestão e controle de acesso do cliente e, por isso, uma opção de serviço de segurança eletrônica de melhor custo-benefício.


A portaria remota é uma das principais realidades do mercado de segurança no Brasil por otimizar o controle de acesso de condomínios, tornando a tarefa menos dispendiosa, e, também, reduzindo as falhas administrativas e de capital humano.


Existem diversos outros benefícios por trás do serviço de Portaria Remota de qualidade, como alto potencial de personalização, melhor atendimento ao cliente, controle e registro do fluxo de entrada e saída do condomínio ou empresa de forma ininterrupta, transferência das informações para a central em tempo real, relatório completo com os fluxos de acesso, entre outros que você confere na íntegra no nosso conteúdo "Tudo sobre portaria remota".


9 Mitos e verdades sobre Portaria Remota


Seja você síndico ou condômino, conhecer a fundo as funcionalidades de um serviço pode ser um fator decisivo para a escolha de sua adoção.


Para auxiliar a sua tomada de decisão, reunimos abaixo as principais dúvidas sobre a portaria remota.


1) Com a portaria remota o monitoramento ocorre por 24h?


VERDADE!


Um dos diferenciais da portaria remota é a possibilidade dos atendimentos a eventos, corriqueiros ou inesperados ocorrerem sem interrupção de turnos de funcionários ou em algum momento do dia.


As centrais de monitoramento, que não ficam alocadas nos condomínios, são responsáveis por garantir que essa ação seja realizada por 24h.


2) A portaria remota reduz gasto?


VERDADE!


O serviço de portaria remota é capaz de reduzir os custos operacionais uma vez que passa a não demandar a presença física de um time de segurança.


Além disso, a tecnologia otimiza processos, rondas de segurança, integra canais e, com isso, diminui os gastos dos condomínios com manutenção, por exemplo.


3) A portaria remota não possibilita a presença humana em nenhum cenário?


MITO


Atualmente a portaria remota atua junto à outra modalidade que permite a atuação de porteiro físico caso esse seja o interesse dos condôminos.


É a chamada portaria híbrida. A partir dela há possibilidade de se mesclar os dois modelos de monitoramento de entrada e saída.


Por exemplo: um condomínio pode desejar/solicitar que tenha uma pessoa física no prédio entre as 08h e 18h. Já antes e após esse horário, a central de monitoramento pode atuar nos atendimentos.


Desta forma, o condomínio economiza com um posto 24hrs, adicionais noturnos, etc.


4) Em caso de falta de energia a portaria para de funcionar?


MITO


Dificilmente isso ocorre. Em geral, as portarias remotas possuem estrutura com redundância de energia, como geradores ou até nobreaks, além de equipamentos e leitores com baterias com uma certa autonomia.


No caso de atraso na restauração da energia, guardas de segurança são enviados para controlar o acesso e fornecer segurança.


Além disso, a grande maioria das centrais de monitoramento possui serviços de redundância de energia, com geradores e nobreaks, portanto, eles estão sempre conectados.


5) Se o leitor biométrico der erro o condômino fica fora de casa ou trabalho?


MITO


O mínimo recomendado para uma operação de portaria remota funcionar é ter câmeras e sistemas de comunicação para que o residente possa se comunicar com o operador da central de monitoramento. Às vezes, requisitos de áudio e vídeo são supridos no próprio leitor biométrico.


Na sala de controle, o funcionário pode ver a foto do morador em questão e liberar sua entrada.


6) A portaria remota usa Internet?


VERDADE.


Entretanto, isso não significa dizer que se a Internet cair o serviço também não funciona.


A prática comum do mercado é que o condomínio ou empresa possua duas conexões de internet. Assim, quando um cai, o outro deve estar pronto para entrar em seu lugar.


Vale lembrar que, mesmo sem internet, os moradores poderão entrar e sair normalmente. O que muda é que a empresa fica sem monitoramento externo, portanto, o serviço de autorização para entrada de visitantes pode ficar comprometido.


Nesse caso, os próprios moradores podem permitir a entrada de um visitante, indo até a portaria e abrindo os próprios portões por meio de sua biometria.


Recomenda-se também que a empresa de segurança contratada encaminhe rapidamente um profissional ao condomínio ou edifício comercial sempre que isso ocorrer.


7) É possível disponibilizar uma tag exclusiva para os funcionários dos condôminos ou funcionários terceirizados de empresas?


VERDADE


Caso o condomínio ou empresa tenha contratado um profissional recorrente ou terceirizado, pode solicitar uma tag para que a pessoa tenha acesso ao condomínio ou empresa apenas em áreas e horários específicos.


Caso precise dispensar o profissional, basta acessar o portal de gestão e remover o acesso do profissional ou até mesmo informar a central por e-mail WhatsApp que o cancelamento da tag geralmente é feito online.


8) O usuário vai dar uma festa, cada convidado terá que se identificar na portaria?


VERDADE


Existem algumas maneiras de acelerar o acesso. É possível que o usuário envie uma lista ou ele mesmo cadastre, de forma antecipada, a lista com os nomes dos convidados. É bom dizer quem é da mesma família ou casal, para que se possa liberar os grupos mais rapidamente.


A chave virtual é outra forma de liberar o acesso de convidados. Para utilizá-lo, basta entrar no aplicativo e informar os dados para enviar as chaves Com isso, consequentemente, haverá a liberação para os convidados no celular do solicitante com as chaves que devem ser enviadas via celular para seus convidados.


9) Há entrega normalmente de encomendas?


VERDADE


Na maior parte das vezes o administrador que está em atividade informa que o pedido está disponível para retirada no local definido pelo seu condomínio ou empresa.


Se o usuário não estiver em casa, o responsável pela mercadoria (geralmente o zelador) receberá e posteriormente poderá ser combinada a retirada. Aqui é necessário verificar as regras de cada condomínio ou empresa!


Além disso, muitos condomínios e empresas acabam utilizando uma solução chamada de Locker. Que são armários inteligentes, liberados via aplicativo, onde o entregador, ao chegar, informa o morador, e o morador libera o armário para a entrega de determinada encomenda.


_________________________________________________________


Qual desses mitos e verdades sobre portaria remota você já havia escutado?


Contratar um controle de acesso para condomínio é uma atividade desafiadora e que demanda conhecimento acerca das funcionalidades e diferenciais de cada serviço do tipo.


Uma das etapas fundamentais desse processo é a escolha da tecnologia adequada ao seu empreendimento. Certificar de que a portaria remota está conectada a um software de qualidade, capaz de condensar todas as informações do condomínio e operar sem falhas, é imprescindível.


Portanto, se você é um morador ou síndico, deve se preocupar não somente com o entendimento prático de uma portaria remota, como também em observar se o serviço é prestado junto ao investimento de softwares corretos.


Caso você seja um gestor de central de monitoramento, é necessário garantir que a empresa esteja associada a tecnologias realmente comprometidas com o bem-estar dos clientes.


Para qualquer um dos casos, o Segware Access, desenvolvido pela líder de mercado, é a ferramenta indicada para um controle de acesso efetivo com Portaria Remota.


O que é o Segware Access?

O Segware Access é um software para gestão e operação de controle de acesso e portaria remota. Junto com o Segware SIGMA, oferece uma solução completa para centrais de monitoramento com gestão de segurança na nuvem, tanto para controle de acesso como monitoramento de alarmes eletrônicos.

A solução completa oferece serviços de alarme, videomonitoramento, controle de acesso e muito mais, tudo em uma única tela de monitoramento.


Ágil e intuitiva, a plataforma aprimora a gestão de negócios de segurança eletrônica, oferecendo um serviço muito mais seguro e eficaz para os seus clientes.


Através dessa ferramenta o controle de acesso é focado na experiência e bem-estar do cliente e também na facilitação do trabalho de gestão da segurança condominial.

432 visualizações
bottom of page