top of page
  • Foto do escritorSegware

7 Dicas para revolucionar o relacionamento com o cliente na segurança eletrônica

O ano de 2023 marca o momento no qual expressões como "customer centric" (centrado no cliente) e "customer experience" (experiência do cliente) ganham cada vez mais destaque. Ambas tratam do aperfeiçoamento da experiência do consumidor com produtos ou serviços diversos, em todas as áreas.


Em outras palavras, o relacionamento com o cliente, na segurança eletrônica, ou em qualquer outro ramo, é um dos principais responsáveis por garantir a vantagem de uma empresa em relação aos seus concorrentes.


Segundo a pesquisa 2022 Zendesk Customer Experience Trend, cerca de 60% dos consumidores abriram mão de uma marca no ano passado após terem uma experiência ruim com atendimento.


O mesmo estudo ainda identificou que entre os líderes entrevistados no caso, 64% acreditava que o atendimento ao cliente era um fator positivo e que impactava o crescimento de uma empresa e 60% via nesse aspecto o auxílio para a manutenção da métrica de retenção.


Ou seja, de nada adianta atrair se não há metodologia para sustentar a conversão do cliente.


Mesmo que o contexto seja marcado pelo consumidor 5.0 e pela automação e digitalização, o atendimento humanizado, com complexo grau de personalização continua em alta.


Além disso, a demanda pela otimização do tempo e por etapas que não contenham barreiras para que o cliente feche um negócio também são tendência do mercado.


Pense na sua realidade: o que já te impediu de comprar algum produto ou contratar um serviço? O atendimento efetivo teria mudado essa situação?


Neste artigo vamos elencar algumas dicas para que você e seu time operacional criem ações estratégicas de relacionamento com o cliente na segurança eletrônica.


Ao final do texto você saberá fazer, ao mínimo, uma campanha de comunicação para engajar e satisfazer o seu público. Continue conosco.


A etapa da aproximação no relacionamento com o cliente na segurança eletrônica.


O relacionamento com o cliente na segurança eletrônica engloba todas as etapas de contato e pré-contato com o público-alvo.


Ou seja, envolve desde a pesquisa e definição da persona da empresa, passando pelo despertar da atenção até o momento de manutenção da comunicação.


Por isso, é importante seguir algumas dicas básicas:


1) Saiba quem caracteriza o seu público


Existem diversas ferramentas tecnológicas capazes de coletar e tratar uma infinidade de dados do mercado para, posteriormente, modelar/revelar qual o cliente de maior valor agregado para o seu negócio.


Inclusive, há como captar dados em pontos físicos, superando a ideia de que isso é possível somente no ambiente online.


Ferramentas como: Customer Data Platform (CDPs), Data Management Platform (DMPs), CRM's e Consent Management Platform (CMPs) podem auxiliar a sua estratégia big data e possibilitar o reconhecimento do Perfil Ideal de Cliente (ICP ou Ideal Customer Profile) da sua empresa.


Elas ajudam a responder questionamentos importantes sobre os clientes da empresa, como:

  • Quais são as características dos seus clientes?

  • Quais as maiores queixas em relação à segurança eletrônica desse perfil?

  • Qual comunicação esse perfil prefere receber?

  • Quais são seus hábitos e comportamentos?

Através dessa análise, fica mais fácil se comunicar com o consumidor que realmente tem mais chances de contratar os seus serviços.


Também podemos acrescentar a este tópico a relevância de uma plataforma CRM (Customer Relationship Management), que auxilia a gestão de relacionamento com clientes organizando visualmente contas, leads e oportunidades de conversão.


Pesquisar por essas tecnologias e entender qual melhor se aplica à sua realidade é um passo importante para aperfeiçoar a sua cadeia de produção.


Defina para quem direcionar seus esforços, ações de venda e comunicação e desenvolva os próximos pontos.


 

Confira este exemplo prático: Tendo em vista o cenário ideal no qual a empresa já conhece o seu perfil de cliente ou deseja, e para facilitar o entendimento do que falamos acima, pense no exemplo prático abaixo: Suponha que a sua base de clientes esteja concentrada em casas de praia, ou seja, já se sabe que eles possuem uma série de dúvidas nesse sentido e seguem comportamentos específicos. Diante disso, você pode modelar a comunicação, visando auxiliá-los. Veja algumas abordagens:


  • Envie comunicações com lembretes de segurança em finais de feriadão de verão, início de temporada de veraneio, entre outros exemplos, para que o cliente seja orientado a não esquecer nada quando deixar o local;

  • Envie mensagens que mostrem o diferencial do cliente acompanhar a segurança do seu patrimônio de qualquer lugar, a qualquer hora, através do acesso às câmeras, histórico de eventos, etc. É válido esclarecer ao consumidor que, por mais que a empresa preste o serviço de segurança, ele tem autonomia para acompanhar e ter certeza que seu patrimônio está protegido e seguro;

Em outra proposta, imagine que o seu cliente possui o hábito de solicitar descontos ou renegociações. Neste caso, uma sugestão é trabalhar com o envio de materiais promocionais.


 

2) Utilize os serviços do Google para ter mais visibilidade


Nesta etapa quanto mais oportunidades de um possível cliente encontrar o seu negócio, melhor!


Assim, se você ainda não utiliza as ferramentas Google para tornar o seu negócio mais visível, provavelmente está perdendo o desejado “contrato fechado”.


  • Crie anúncios no Google Ads e faça a sua comunicação atingir mais pessoas e as pessoas certas. | Aprenda aqui

  • Cadastre o endereço e reivindique seu Perfil da empresa no Google | Aprenda aqui

  • Habilite a avaliação da empresa no Google e incentive os seus clientes a deixarem suas percepções do negócio. Isso irá dar destaque e credibilidade à organização. | Aprenda aqui

3) Invista no WhatsApp Business


Como falamos anteriormente, além de atendimento humanizado é essencial simplificar a comunicação com o cliente.


Quanto menos barreiras e mais disponibilidade ele encontrar, melhor.


Nesse sentido, uma dica de ouro para um bom relacionamento com o cliente na segurança eletrônica é implementar o WhatsApp Business.


Com essa tecnologia você consegue:

  • Criar um perfil profissional com informações relevantes do negócio.

  • Criar um catálogo de produtos e serviços

  • Elaborar uma mensagem automática de ausência e saudação (para essa função, uma alternativa para facilitar o seu trabalho é procurar empresas que prestam soluções de ChatBot ou omnichannel, no Google)

  • Criar respostas rápidas que ao serem acionadas por meio de comandos do teclado agilizam a comunicação.

  • Adotar etiquetas para organizar as conversas

  • Mensurar e conferir as estatística das mensagens

  • Entre outras possibilidades.

Relacionado a esta dica, você sabia que, através do SIGMA Cloud e MySecurity, a Segware oferece link para que seu cliente tenha contato com sua empresa via WhatsApp? Veja como funciona abaixo:


1. Dentro de “Configurações > Empresa”, você pode incluir o número de WhatsApp para que o seu cliente entre em contato;

2. Já dentro do aplicativo MySecurity (ou personalizado), o seu cliente pode entrar em contato com a sua empresa via WhatsApp:


A etapa de manutenção no relacionamento com o cliente na segurança eletrônica.


Agora que falamos de aproximação, devemos focar na manutenção do relacionamento com o cliente na segurança eletrônica.


Você sabia que a Segware, empresa líder em serviços guiados pela tecnologia para este setor, oferece uma plataforma para você se relacionar com o seu cliente?


De forma pioneira no mercado, o Segware Message foi desenvolvido para, dentre outras funcionalidades, enviar mensagens por e-mail e notificações via Segware MySecurity, para cada um dos clientes de um negócio.


É uma forma de criar relacionamento com os clientes, sem que sua equipe fique sobrecarregada.


Através desta ferramenta vamos te ensinar a elaborar campanhas de comunicação que engajam e agregam valor aos seus serviços. Acompanhe:


4) Pense na cara da campanha


Para criar uma primeira campanha de comunicação e relacionamento com o cliente na segurança eletrônica você irá precisar estruturar o layout desta ação. Ou seja, dar uma cara para a sua comunicação e, preferencialmente, com as cores e estilo de comunicação da sua empresa!


Para isso, existem algumas ferramentas no mercado que você pode utilizar, como:

  • Plataforma Stripo onde você pode criar layouts de e-mail através de templates prontos onde você pode estar utilizando-os apenas copiando o código HTML

  • Canva para criação de templates e artes visuais de forma fácil

  • Pipefy ou Trello para gestão do time e tarefas de marketing


Entre outras. Basta pesquisar a que melhor se encaixa com as necessidades da sua empresa.


5) Filtre quem você deseja atingir nessa campanha


Outra tarefa essencial para o sucesso do relacionamento com o cliente na segurança eletrônica é delimitar quem você deseja atingir nas campanhas que está planejando. Por exemplo: todos os contatos do negócio ou apenas os contatos que fazem aniversário no mês?


O Segware Message permite que você filtre a sua campanha conforme cada necessidade:



6) Recorra às datas comemorativa para potencializar as suas campanhas


Depois de entender como criar uma campanha de relacionamento com o cliente na segurança eletrônica, você pode lançar mão da ousadia e criatividade! Aperfeiçoamento é a palavra-chave.


Para isso, as datas comemorativas são ótimas aliadas. Faça um planejamento anual das mais importantes e use o brainstorming com a equipe para os melhores insights em relação a elas.


Seguem algumas dicas de campanhas que podem ser criadas nesse sentido:

  • Campanhas do mês de aniversário do cliente;

  • Campanhas com foco em comportamentos e rotinas de segurança, como: no começo do Outono/Inverno, lembrar os clientes de certificar que o sistema de alarme de casas de veraneio estão armados,

  • Campanhas de informativo de chuvas ou tempestades e dicas para se manter em lugar seguro

  • Campanhas de preservação no carnaval (mantendo-se seguro)


Dessa forma, reafirmamos que manter um relacionamento com o cliente na segurança eletrônica vai além de estar pronto para atendê-lo quando o contato for requisitado por ele.


É, na verdade, entender quais as demandas de cada um, entregando um serviço personalizado e que de fato transforme o seu cotidiano.


7) Acompanhe o disparo e performance da campanha


Com o layout da campanha criado, a ferramenta Segware Messenger permite que você dispare ou agende as campanhas, além de possibilitar o acompanhamento dos resultados dessa ação.


Lembrando que a campanha também pode ser enviada via Push para o aplicativo MySecurity, permitindo, inclusive, que sejam adicionados links para ações com o cliente, como:

  • Pesquisa de satisfação;

  • Formulário do Google Forms para indicação de clientes;

  • Link do seu site, imagens, etc.



--------------------------------------------


Está pronto para realizar a sua primeira campanha e otimizar o relacionamento com clientes na segurança eletrônica?


Dentre as características essenciais de boas campanhas de comunicação para segurança eletrônica, colocar o consumidor como protagonista das soluções desenvolvidas pela empresa é a que mais merece destaque.


Arrisque-se, sempre observando o potencial do seu produto ou serviço frente ao que os clientes demandam.



  • Crie campanhas e comunique-se com seu cliente.

  • Envie mensagens por E-mail e Push de notificações via Segware MySecurity.

  • Envie imediatamente ou agende campanhas de vendas.

  • Filtre dentro de sua base os contatos que você deseja alcançar.

  • Tenha relatórios para saber quem visualizou ou mesmo abriu os E-mails e notificações.


911 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page