• Segware

Controle de Acesso x Portaria Remota: qual a diferença?

O mercado de segurança eletrônica está conectado diretamente à tecnologia. Inclusive, é por meio dos avanços dessa área que ferramentas como controle de acesso e portaria remota se tornam cada vez mais completas e sofisticadas.


Embora essas duas soluções sejam diferentes, ambas tratam do mesmo assunto - entrada e saída de pessoas e veículos dos ambientes.


O objetivo da implementação destes serviços é garantir que as ameaças em relação ao patrimônio e ao bem-estar dos moradores sejam barradas, além de atender a uma demanda do mercado por soluções que sejam práticas e pouco permissivas às falhas.


Os avanços tecnológicos permitem que tais serviços e ferramentas sejam integrados a sistemas automatizados e/ou em nuvem, capazes de tornar as rotinas dos condomínios mais dinâmicas e protegidas.


Paralelamente a isso, em um segmento que avança em ritmo acelerado, como mostra o Panorama do Mercado de 2021, desenvolvido pela ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, que indicou um crescimento de 14% comparado ao de 13% do ano anterior, é importante estar por dentro do que é tendência na área e do que oferece melhores resultados aos clientes finais.


Por isso, neste artigo vamos abordar os principais pontos e diferenças entre controle de acesso e portaria remota. Vamos lá?


O que é Controle de Acesso?


Em linhas gerais, controle de acesso diz respeito às tecnologias (hardware e software) que têm como principal função o gerenciamento do acesso a determinados ambientes, especialmente em locais onde exista um fluxo elevado de pessoas, materiais e veículos.


É o caso, por exemplo, de empresas, condomínios, academias, instituições de ensino ou qualquer outro local em que o acesso seja restrito.


Ou seja, o principal objetivo dos sistemas de controle de acesso é impedir a entrada de pessoas não autorizadas, aumentando a segurança e garantindo a integridade de pessoas e bens.


Não à toa, o uso de sistema de controle de acesso tem se tornado cada vez mais comum. E isso se explica, em parte, por sua capacidade de aliar alta eficiência, modernidade e simplicidade em uma única solução integrada de segurança.


Existem diferentes tipos de controle de acesso, alguns mais utilizados do que outros:

  • Senha;

  • Cartão de acesso ou tag;

  • Biometria;

  • Acesso por leitores faciais;

  • Controles

O que é Portaria Remota?


Atualmente, uma das soluções mais eficientes para o combate das ameaças e crimes contra a integridade das pessoas e dos bens é a portaria remota. Além de ser um método moderno de gerenciar a entrada e saída de pessoas, a ferramenta traz muitos benefícios para clientes e para a administração.


De forma direta, a portaria remota é uma modalidade de controle de acesso que pode ser administrada a distância.


Ao contrário da portaria virtual, a portaria remota, que é uma das principais tendências do mercado de segurança, realiza o controle de acesso do condomínio ou empresa remotamente por meio de uma central de monitoramento, onde o processo de liberação e autorização de moradores, visitantes, funcionários e prestadores de serviço é feito por meio de um software de monitoramento.


A identificação dos moradores ou colaboradores para permitir o acesso ao condomínio ou empresa é feita através de tags ou dispositivos de identificação de alta tecnologia, como o uso de QR Code para leitura, identificação e acesso através de aplicativos especializados.


A tecnologia também permite o controle e registro do fluxo de entrada e saída do condomínio ou empresa de forma ininterrupta. Como os profissionais estão localizados em uma central remota de atendimento, os riscos relacionados a falhas humanas nas portarias são minimizados, pois o contato direto entre os profissionais, moradores, visitantes, ou, até mesmo estranhos e pessoas mal-intencionadas é evitado.


Os equipamentos usados, que necessitam estar conectados à uma rede de alta velocidade e alta disponibilidade, são otimizados para que não haja comprometimento do funcionamento devido à distância. Há também sistemas que utilizam softwares inteligentes, desenvolvidos justamente para direcionar o monitoramento de acordo com as necessidades do consumidor.


Ou seja, a portaria remota é um serviço que utiliza os avanços tecnológicos, bem como as premissas do controle de acesso, para aumentar o nível de segurança e gerar a redução de custos com postos de portaria que demandam uma presença física 24 horas.


As principais diferenças entre controle de acesso e portaria remota


Sistematizando o conhecimento percorrido até aqui, basicamente, a portaria remota é uma solução ampla, integrada a outras tecnologias, como circuitos de TV, equipamentos de segurança e monitoramento, e sistemas de controle de acesso.


Também podemos definir a portaria remota como um conjunto de equipamentos e serviços que substituem a presença física do porteiro. O controle de todos os acessos é feito a distância, por meio de uma equipe especializada posicionada em uma central de monitoramento 24 horas.


Para isso, a empresa de segurança utiliza sistemas de interfonia, CFTV e comunicação via internet. Trata-se de uma solução muito utilizada em condomínios residenciais.


Já o controle de acesso é um conceito mais restrito, que inclui controlar a entrada e saída de pessoas, dar mais segurança e gerenciar o acesso a ambientes e informações restritas. Isso pode ser feito por meio da integração com câmeras e monitoramento.


Preciso de mais detalhes acerca de controle de acesso e portaria remota


Mesmo que neste artigo tenhamos falado das principais diferenças entre portaria remota e controle de acesso, esse é um tema inesgotável.


Por isso, o abordamos em um e-book completo, que apresenta as tendências do mercado em relação a cada uma das ferramentas.


Nosso conteúdo rico irá contribuir para o objetivo de encontrar uma melhor solução para os seus clientes finais, a partir de detalhes e exemplos práticos sobre o assunto.


Baixe-o gratuitamente aqui e tenha acesso aos seguintes tópicos:

  1. Introdução

  2. O que é Controle de Acesso?

2.1 Tipos de Controle de Acesso mais utilizados

2.2 Vantagens do Controle de Acesso

2.3 Como são classificados os sistemas de controle de acesso?

2.4 Qual é o princípio de funcionamento de um sistema de controle de acesso?

2.5 Como identificar o controle de acesso ideal para cada cliente?

3. O que é Portaria Remota?

3.1 Diferenças entre portaria remota e portaria humana

3.2 Equipamentos e tecnologias para portaria remota

3.3 Vantagens da portaria remota

3.4 Facilidades de rotina com a Portaria Remota

3.5 Assembleia e adesão para portaria remota

3.6 Principais dúvidas sobre portaria remota

4. As principais diferenças entre controle de acesso e portaria remota

4.1 Como a portaria remota e o controle de acesso se relacionam?

5. Conclusão


A Segware assina a produção deste e-book sobre controle de acesso e portaria remota para levar a você informação com qualidade sobre segurança eletrônica! Aproveite a leitura.


168 visualizações