top of page
  • Foto do escritorSegware

Qual o impacto da internet 5G na segurança eletrônica?

As tecnologias não param de avançar! Certamente você já ouviu falar da Internet 5g, certo? Mas, de fato, sabe do que se trata esse avanço e como ele pode impactar o setor de segurança eletrônica?


É isso que buscamos explicar neste conteúdo. Por isso, caso transformações digitais e tendências de mercado sejam temas importantes para você, continue conosco!


Esse será o roteiro da leitura:



O que é Internet 5g


Há algum tempo os protótipos de um novo paradigma de conexão começaram a ser desenvolvidos.


Países como Estados Unidos, Japão, China, Coreia do Sul e Alemanha, inclusive, já experimentam da chamada Internet 5g, que se trata da evolução das anteriores e promete uma infinidade de facilidades para aplicações complexas e também do dia a dia.


De forma geral, a Internet 5g é a nova geração de internet móvel pautada na ultravelocidade e na capacidade de armazenar e operar totalmente por meio da nuvem.


A tecnologia permite que mais dispositivos sejam integrados, tornando quase tudo digital, e que as transações do mundo online sejam realizadas de forma mais rápida do que nunca, em maior qualidade e independente de seus formatos e tamanhos.


No Brasil, algumas cidades já começam a receber a 5G, entretanto o processo de implementação será gradual.


Principais características da Internet 5g


Desde 2018 a rede 5g faz parte da rotina de quem mexe com tecnologia e desenvolve soluções para este segmento.


Aos poucos a nova Internet se espalha ao redor do mundo e leva consigo algumas importantes características:


  • Maior velocidade dos dados - a 5g é conhecida por ser ultra veloz

  • Capacidade de desenvolver a IoT - com a 5g espera-se a evolução da Internet das Coisas, pela qual bilhões de dispositivos conectados consigam operar juntos

  • Baixa latência - menor período de resposta entre serviços da nuvem, ou seja, uma interação em tempo real entre os sistemas.

  • Baixo consumo de energia

  • Taxa de dados maior - 10 a 100 vezes mais do que redes 4g e 4.5g


Como a internet 5g será aplicada nos serviços de segurança eletrônica


A segurança eletrônica por si só é um segmento que demanda tecnologia!


Atualmente, mesmo sem a operabilidade da Internet 5g, diversas soluções se amparam nos avanços tecnológicos para funcionarem melhor, entregando soluções mais práticas, completas e com menores falhas.


É o caso do Segware Sigma, solução desenvolvida pela líder de mercado e que conta com o melhor software para monitoramento de alarmes, imagens e controle de acesso.


Ainda assim, mesmo com esses serviços já ancorados no digital, a Internet 5g criará oportunidades para uma integração ainda maior de demandas humanas à soluções inovadoras.


A segurança eletrônica poderá utilizar a Internet 5g para ampliar seu portfólio ou potencializar os serviços já existentes.


Serviços de vídeo mais eficientes


Como a internet 5g é mais rápida e permite que vídeos "mais pesados" existam na nuvem sem a perda de qualidade, as soluções que contam com gravações ou câmeras de segurança darão um salto de eficiência.


A resolução esperada nessa nova tecnologia é de 4K a 8K, o que permite um upload e download de vídeo em questão de segundos.


Dessa forma, a latência entre imagem gravada e imagem vista é baixíssima e, por exemplo, pode auxiliar o atendimento de diversos eventos suspeitos.


Integração de Inteligência Artificial


Com mais dispositivos integrados à rede, mais velocidade e maior qualidade, a Inteligência Artificial também avança.


Nesse cenário, várias soluções que já usam essa tecnologia podem ser aprimoradas, como é o caso do reconhecimento facial, por íris, processamento inteligente de imagens, detecção de comportamento, entre outros.


Além disso, o chamado machine learning, aprendizado de máquina, ocorrerá como nunca, otimizando todas as ações de sistemas e máquinas.


Smart Cities


Projetos de Smart City ganham uma nova roupagem com a Internet 5g.


De acordo com a União Européia, as smart cities, ou, em portugês, cidades inteligentes, são definidas pela integração entre pessoas e sistemas com o objetivo de usar o universo de dados em prol de uma melhor qualidade de vida e, também, de um desenvolvimento mais sustentável e econômico.


Com a Internet 5g a Smart City pode observar o aprimoramento de seus serviços de segurança eletrônica. Como nos seguintes casos, por exemplo:


  • segurança pública

  • gerenciamento de tráfego

  • detecção de incêndio

  • gerenciamento de multidão

  • controle de acesso e detecção de intrusão


Privacidade


Toda essa coleta de dados, exposições de imagens e desenvolvimento da IoT também desperta preocupação em relação à privacidade de quem usa esses serviços.


Entretanto, espera-se que com os avanços tecnológicos e suas oportunidades de aplicação, esse desafio seja superado.


Por exemplo, com a possibilidade de se trabalhar um vídeo em tempo real, estima-se que a Internet 5g irá ser capaz de borrar pessoas dinamicamente em tempo real, dando mais privacidade a elas enquanto a análise de vídeo detecta comportamentos diferentes, movimentações suspeitas, etc.


Centrais de Monitoramento mais desenvolvidas


A partir das facilidades garantidas pela Internet 5g, uma Central de Monitoramento passará a ter um plano de ação mais efetivo e em tempo real, sem delay algum.


---------------------------------------------------------


O avanço da tecnologia e a chegada da Internet 5g na segurança eletrônica já são uma realidade, além de uma tendência esperada para os próximos anos.


Por isso, empresas que já atuam em nuvem e conhecem esse modelo de operação tendem a se adaptar mais rápido às demandas do mercado e dos clientes.


A Segware é uma líder de mercado que já faz isso de forma muito eficiente.


A empresa tem o melhor software para centrais de monitoramento, tem foco na inovação e na integração com os melhores hardwares do mercado, além de oferecer a melhor experiência e eficiência em soluções para monitoramento.

237 visualizações
bottom of page