top of page
  • Foto do escritorSegware

Por que analisar os dados da sua empresa de segurança é tão importante?

Atualmente, para se destacar no mercado, qualquer tipo de negócio precisa de algum grau de atuação digital - seja ela representada pela forma de se comunicar com os consumidores e/ou na de vender por plataforma e-commerce, por exemplo.


Por isso, se adequar à nuvem e, sobretudo, entender como aproveitá-la da melhor forma, pode garantir, além de manutenção da marca frente aos concorrentes, diferenciais e estratégias cada vez mais assertivas.


É neste contexto que encontra-se a importância de se analisar dados - qualquer empresa, incluídas as de segurança eletrônica, por estarem inseridas em um ambiente de coleta de dados e tecnologia, se beneficiam pelos insights gerados a partir da interpretação desses insumos.


Por meio dessa prática, a de se analisar dados, uma organização pode compreender quais são os perfis de cliente que convertem mais demandando menos esforços, quais são seus principais desejos, necessidades e qual a propensão a permanecerem junto à solução que contrataram inicialmente.


Neste artigo vamos discutir algumas outras vantagens por trás da decisão de analisar dados da sua empresa de segurança eletrônica, além de discutir uma solução que vai te auxiliar nesse processo - o Segware Analytics. Continue conosco.


4 Vantagens de analisar dados de um negócio


Coletar e tratar dados, ter uma estratégia big data, embasar os KPI's do negócio através dos insights trazidos da interpretação desses ativos pode representar melhores resultados para o seu negócio.


A partir da análise de dados, suas equipes operacionais e de gestão trabalham visualizando os desafios e oportunidades da empresa de uma forma mais palpável, uma vez que as informações representam interações reais dos consumidores, parceiros e fornecedores.


Ou seja, analisar dados é uma forma de otimizar processos internos e da jornada do cliente e assegurar outros pontos positivos, como:


1) Você sabe quem é o seu público-alvo


Quando você decide analisar os dados do seu negócio é possível traçar um perfil de cliente ideal da empresa.


Por meio de softwares e ferramentas preparadas para interpretar grande quantidade de dados, é possível identificar as preferências dos nichos de clientes da organização, tendências sobre a localização dos seus clientes, comportamento, se são empresas públicas ou privadas, a forma de comunicação que melhor combina com cada um deles, além da noção de quais são as necessidades ou desejos desses sujeitos.


Ou seja, analisar dados é coletar informações precisas sobre quem mais importa: o seu cliente. Quer melhor benefício do que esse?


2) Permite ajustes na jornada do cliente


Ao analisar dados a empresa detecta qual etapa da jornada do cliente é mais ou menos efetiva, pois sabe exatamente quando um lead gerou uma conversão ou detração.


Saber quando o lead permanece nos canais de comunicação do negócio ou quais anúncios e campanhas performam melhor, por exemplo, não precisa ter como base a intuição.


Os dados dão essa resposta e refletem em ações mais rápidas para correção da etapa que não está funcionando ou para se intensificar a prática que dá certo.


Assim, analisar dados é também desenvolver uma gestão de riscos da jornada do cliente mais consciente e estratégica.


3) Sinaliza as tendências do mercado


Analisar dados não se trata somente da avaliação de informações internas dos seus clientes.


O big data é capaz de interseccionar esses ativos com os de colaboradores, de processos da empresa e com os que ocorrem mundo afora.


Como resultado desse cruzamento há um panorama de tendências de mercado e de comportamento do público, bem como a possível previsão de tensões que possam afetar o seu segmento.


Analisar dados é trabalhar antevendo cenários e contextos, o que dá espaço para que a próxima vantagem se concretize!


4) Você não opera no modo "apagando incêndio"


É muito comum no meio corporativo ouvir que não há tempo para se executar um bom planejamento, pois a empresa gasta todo o seu tempo produtivo corrigindo erros ou "apagando pequenos incêndios" resultantes de ações pouco estratégicas e sem propósito.


Mesmo que essa seja uma linguagem metafórica, evidencia na prática que, ao abrir mão de analisar dados, você corre o risco de estar sempre “correndo atrás do prejuízo”.


Sem a mensuração da informação não há como saber o que deu certo ou errado, tornando a empresa refém dos achismos e do resultado por coincidência.


A partir da análise de dados esse cenário é alterado, pois você sabe exatamente quais estratégias precisa elaborar para contornar ou potencializar uma situação. Os dados mostram o que garantiu repercussão positiva ou negativa para a organização.


Assim, analisar dados faz você compreender melhor seus clientes, seus colaboradores, seus processos internos, processos de vendas e o mais importante: seus clientes.


Como implementar uma análise de dados em um negócio de segurança eletrônica?


Analisar dados requer uma série de ações básicas, como estratégias de coleta de dados, conformidade de dados de acordo com as legislações sobre o tema (LGPD, por exemplo), estratégias de tratamento e interpretação desses ativos, entre outras práticas.


Ou seja, não é uma tarefa fácil. Entretanto, existem ferramentas no mercado especializadas em otimizar essa atividade e garantir também a observação e interpretação dos resultados das empresas.


O Segware Analytics, por exemplo, detalha a sua operação, otimizando cada processo da sua central de monitoramento e revolucionando suas oportunidades de negócio.


Com essa ferramenta você tem acesso a facilidades, como:


  • Ter todos os números de sua empresa na mão, como: crescimento em número de clientes, distribuição por bairro/cidade/estado dos seus clientes, quais clientes ou equipamentos geram mais serviços, quais contas geram mais disparos de alarme, qual o seu tempo médio de deslocamento, quais rotas ou regiões precisam ser otimizadas, entre outros;

  • Navegação dos números de operação e do seu negócio através de dashboards interativos;

  • Extrair dados em planilhas e até apresentações (ppt);

  • Filtrar e correlacionar os dados de sua empresa;

  • Plataforma em nuvem, que pode ser acessada de qualquer lugar.


Além disso, o Segware Analytics permite que você conheça cada número da empresa, através de tabelas e gráficos, gerando diversas oportunidades, veja os relatórios de inventário, saiba o real desempenho da equipe e monitore o SLA. A ferramenta também é integrada ao Segware Sigma e o Segware Access, os melhores softwares para monitoramento de alarmes, imagens e controle de acesso.


Portanto, analisar dados não é uma atividade simples. Entretanto, diante de tantas vantagens e da possibilidade de maior rentabilidade, é necessário que esse investimento esteja em pauta na sua empresa.


Conheça outros detalhes do Segware Analytics e entenda como a ferramenta otimiza esse processo para você aqui.


126 visualizações
bottom of page