top of page
  • Foto do escritorSegware

Como funciona um sistema de controle de acesso

O controle de acesso é uma das maneiras de assegurar a segurança de um local, seja ele um condomínio, estabelecimento ou empresa. E, nesse sentido, a utilização de dispositivos ou sistemas para limitar quem entra e quem sai de um lugar (a pé ou por veículo) ajuda a tornar esse controle mais eficiente, uma vez que auxilia e potencializa o trabalho realizado por pessoas.


Usando cartões e tags, leitura de impressões digitais, reconhecimento facial ou simplesmente senhas, o controle de acesso vai se tornando fundamental tanto para os consumidores, que anseiam por segurança, quanto para as empresas de segurança, que devem oferecer essas alternativas para prestar um serviço cada vez mais completo e de qualidade.


Mas, afinal, como funciona um sistema de controle de acesso? Quais são as opções mais usadas? Veja tudo isso neste post. Então, acompanhe e boa leitura!



Como são classificados os sistemas de controle de acesso?


Os sistemas de controle de acesso podem ser classificados pelo seu funcionamento ou pela sua função. Quanto ao funcionamento, eles dividem-se em: manuais, semiautomáticos e automáticos. Quanto à função, são classificados em acesso lógico ou acesso físico. Vamos entender melhor o que cada classificação significa:

  • Funcionamento

    • Controle de acesso manual: operado exclusivamente pela ação humana;

    • Controle de acesso semiautomático: integra recursos humanos e tecnologia;

    • Controle de acesso automático: não depende diretamente da ação humana, operando com tecnologia.


  • Função

    • Controle de acesso lógico: gerenciamento de acesso o espaço virtual (redes e bancos de dados, dispositivos e equipamentos informatizados);

    • Controle de acesso físico: gerenciamento de acesso a espaço físico (instalações, áreas, salas etc.)



Qual é o princípio de funcionamento de um sistema de controle de acesso?


Os sistemas de controle de acesso funcionam com vistas a identificar pessoas, veículos e objetos, verificar autorizações de entrada e saída, e registrar movimentações nos ambientes controlados.

Em geral, a confirmação da autorização para o controle de acesso acontece com 3 recursos;

  • Algo físico e único a respeito da pessoa: pode ser um recurso biométrico, como impressão digital, íris ou assinatura da retina, voz ou características faciais de uma pessoa;

  • Algo que a pessoa possui: por exemplo, um cartão de identificação (ID) ou token que não pode ser falsificado facilmente;

  • Algo que o indivíduo sabe: pode ser um código de acesso ou senha que supostamente apenas a pessoa sabe.



Quais são os tipos de controle de acesso?


Agora que já entendemos como os sistemas de controle de acesso são classificados, vamos dar uma olhada no diferentes tipos que temos:


Biometria


Um dos sistemas mais seguros no mercado, a biometria já é usada inclusive no controle de acesso a condomínios residenciais. O procedimento de liberação de acesso a determinados ambientes ocorre por autenticação da impressão digital, reconhecimento facial ou até mesmo leitura da íris de cada usuário, tornando a identificação bastante personalizada e intransferível, o que dispensa a necessidade de adoção de sistemas complementares.


Cartão de proximidade ou tag


Muito usado em ambientes de trabalho, tanto para funcionários quanto para visitantes. É um cartão ou tag com chip, código de barras ou magnético, que funciona como uma espécie de credencial do usuário, possibilitando ao sistema identificá-lo e liberá-lo de acordo com as restrições estabelecidas pela própria empresa. A liberação é feita por meio da aproximação ou introdução do cartão ou da tag a um leitor.

É um sistema especialmente útil para companhias ou condomínios que precisam limitar ou liberar o acesso de determinados usuários a determinados locais da empresa ou condomínio, restringindo e organizando a circulação de pessoas e possíveis brechas na segurança do local.



Portaria remota


A portaria remota é uma modalidade de controle de acesso que oferece muitas vantagens tanto para a empresa que a aplica quanto para o cliente, já que pode ser administrada a distância. O monitoramento é feito por câmeras colocadas para enviar imagens para o sistema central. Além disso, há um responsável que libera o acesso a diversos tipos de dispositivos.


Os equipamentos usados, conectados à internet, são otimizados para que não haja comprometimento do funcionamento devido à distância. Há sistemas que utilizam softwares inteligentes, desenvolvidos justamente para direcionar o monitoramento de acordo com as necessidades do consumidor.


A portaria remota é uma das opções mais modernas quando falamos de controle de acesso, pois é um sistema voltado para aumentar o nível de segurança e reduzir custos com pessoal.


Ela pode ser usada em associação com os cartões e tags, que liberam a entrada e saída de usuários recorrentes. Já os visitantes ocasionais acionam um interfone para falar com a pessoa que administra o controle de acesso, que visualiza tudo por câmeras e contata o usuário que será visitado, que decide se libera ou não o acesso ao visitante.


Senhas


É uma tecnologia de fácil uso, o que faz o acesso por parte do usuário mais ágil. Em geral, o controle por senha é usado em sistemas mais simples e que requerem níveis mais baixos de segurança.


Isso acontece porque a senha é impessoal e pode ser facilmente repassada a terceiros sem autorização. Por esse motivo, é uma solução mais utilizada para restringir o acesso a condomínios, bem como aos blocos e áreas comuns do empreendimento. Também é bastante usada para controle de acesso lógico.



Agora que você sabe mais sobre como funciona um sistema de controle de acesso, que tal investir em um software de monitoramento e segurança que ajude a tornar seu negócio mais eficiente e competitivo? Para isso, certifique-se de buscar uma ferramenta que forneça as melhores funcionalidades, para que possa alcançar os resultados esperados.

Quer saber mais? Então fale agora conosco e peça uma demonstração!





1.242 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page