top of page
  • Foto do escritorSegware

Quais as diferenças entre Portaria Remota e Controle de Acesso

Atualizado: 17 de set. de 2020

Quando falamos de segurança de patrimônio, com frequência abordamos dois conceitos: o controle de acesso e a portaria remota. Entretanto, muitas vezes esses conceitos são confundidos e/ou utilizados como sinônimos, quando na verdade não são.


Mas, afinal, quais são as diferenças entre portaria remota e controle de acesso? Como esses conceitos se relacionam? E quais as vantagens para uma empresa em oferecer serviços de um ou do outro – ou mesmo dos dois? Tudo isso você verá em nosso post. Continue acompanhando e boa leitura!


Quais são as diferenças entre portaria remota e controle de acesso?


Basicamente, a portaria remota é uma solução ampla, integrada a outras tecnologias, como circuitos de TV, equipamentos de segurança e monitoramento, e sistemas de controle de acesso.


Também podemos definir a portaria remota como um conjunto de equipamentos e serviços que substituem a presença física do porteiro. O controle de todos os acessos é feito a distância, por meio de uma equipe especializada posicionada em uma central de monitoramento 24 horas.



Para isso, a empresa de segurança utiliza sistemas de interfonia, CFTV e comunicação via internet. Trata-se de uma solução muito utilizada em condomínios residenciais.


Já o controle de acesso é um conceito mais restrito, que inclui controlar a entrada e saída de pessoas, dar mais segurança e gerenciar o acesso a ambientes e informações restritas. Isso pode ser feito por meio da integração com câmeras e monitoramento.


Como a portaria remota e o controle de acesso se relacionam?


A portaria remota pode ser considerada relativamente nova, já que executar todas as funções de um sistema de controle de acesso por meio de monitoramento remoto por uma empresa especializada exige uma série de tecnologias que ainda estão se desenvolvendo.


De forma geral, atualmente o controle de acesso por meio da portaria remota é focado em alguns pontos: 


Controle de acesso à garagem

Tanto no caso de condomínios residenciais como empreendimentos corporativos, para se ter acesso à garagem é necessário que o veículo esteja cadastrado na empresa de portaria remota, e que o funcionário do empreendimento ou morador tenha seu controle próprio.


No caso de visitantes das empresas ou residências que precisem entrar na garagem, o procedimento é o seguinte: ele aciona o interfone e conversa com o atendente da central. O atendente então deve entrar em contato com a empresa ou morador para que seja permitido o acesso ou não do visitante.


Todo o trajeto feito por quem entra na garagem deve ser acompanhado por câmeras, que são estrategicamente colocadas. O mesmo processo ocorre na saída.


Entrega de encomendas

Quando há uma encomenda a ser entregue em um empreendimento ou condomínio que tem portaria remota e não há quem recebê-la, o zelador é que deve fazer essa função.


Quando há delivery de alimentos, o morador ou empresa devem ser comunicados da chegada do entregador e buscar o pedido. Também pode haver passa-volumes em alguns casos. Mas a comunicação fica sempre a cargo da empresa de portaria remota.


Liberação de colaboradores, moradores e prestadores de serviço

Na entrada e saída de moradores e colaboradores de um empreendimento corporativo, o controle de acesso pode ser feito tanto pelos próprios (por meio de chaves, senhas ou tags) quanto pelo funcionário da empresa de portaria remota.


Já no caso de prestadores de serviço precisarem entrar no condomínio ou empreendimento, eles devem ser cadastrados para que haja mais agilidade na liberação do acesso. Neste caso, as informações dos trabalhadores em questão, como dias e horários que precisam entrar, bem como dados pessoas e foto, são registradas.


Qualquer mudança que ocorra deve ser relatada ao síndico e à central de monitoramento da portaria remota. Assim, caso o prestador de serviço apareça sem que sua entrada tenha sido combinada, ela não será liberada.


Quais tecnologias de controle de acesso podem ser usadas na portaria remota? E quais os benefícios disso para quem integra os dois serviços?


Entre as tecnologias de controle de acesso mais utilizadas na portaria remota estão:

  • leitores biométricos;

  • leitores de proximidade;

  • receptores de longa distância para automóveis;

  • sistema de CFTV (Circuito fechado de televisão ou Closed-Circuit Television);

  • vídeo-porteiro (Voz sobre IP ou Voice over IP).

É importante frisar que a base desse tipo de tecnologia é o sistema de controle de acesso que, por meio do seu software, deve poder administrar vários lugares remotos de forma online e simultânea. 


A integração entre portaria remota e sistema de controle de acesso pode trazer inúmeros benefícios, e não apenas para o condomínio residencial ou empreendimento corporativo no qual for instalada, mas também para quem integra esse tipo de serviço. Dentre os principais, podemos ressaltar:

  • É fácil conseguir novos clientes ou vender novos serviços para quem já é cliente por ser uma solução atrativa para o condomínio ou empreendimento, já que se trata de um serviço mais amplo do que um sistema de segurança tradicional;

  • É mais estável em termos de rendimento, pois os pagamentos à empresa prestadora desses serviços são mensais;

  •  Há muitos condomínios e empreendimentos que são potenciais clientes para o serviço integrado de controle de acesso e portaria remota;

  • O custo de ter um sistema de controle de acesso e portaria humanos é maior do que os serviços virtuais;

  • O risco de erro humano é muito menor, uma vez que os humanos operando os sistemas de controle de acesso e portaria remota contam com o auxílio de alta tecnologia.

Na hora de procurar um sistema de controle de acesso, certifique-se de investir em uma ferramenta que ofereça as melhores funcionalidades e possibilite todos os benefícios que citamos acima. Não se esqueça de que sua empresa precisa estar constantemente preocupada com a experiência do cliente final, para que possa alcançar os resultados esperados. 


E para você, quais são os principais motivos para investir num bom sistema de controle de acesso? Você já conhece todas as possibilidades que o módulo Controle de Acesso Segware Sigma oferece? Então fale agora conosco e peça uma demonstração!


Veja mais no vídeo:


451 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page