Segware

28 de jul de 20214 min

Diferença entre software em nuvem e virtualização

Atualizado: 22 de dez de 2021

Administrar uma empresa não se resume a tomar decisões estratégicas e organizar projetos atrás de uma mesa.
 

 
É preciso conhecer os processos da companhia, entender as demandas dos funcionários e estar sempre atento aos avanços tecnológicos que podem beneficiar o ambiente de trabalho.

Uma das discussões que os decisores do negócio têm encarando atualmente se refere às questões da Tecnologia da Informação.
 

 
Escolher entre a virtualização ou computação na nuvem tornou-se uma questão que vai além de uma estratégia da área de tecnologia, pois atinge tanto os custos operacionais, que podem impactar no negócio, como também a segurança de informações estratégicas.

Entendendo as tecnologias

É fácil confundir virtualização com nuvem, principalmente porque ambas envolvem a criação de ambientes utilizáveis a partir de recursos abstratos.
 

 
No entanto, a virtualização é uma tecnologia que permite criar vários ambientes simulados ou recursos dedicados a partir de um único sistema de hardware físico, enquanto as nuvens são ambientes de TI que abstraem, agrupam e compartilham recursos escaláveis em uma rede.
 

 
Resumindo: virtualização é uma tecnologia e nuvem é um ambiente.

Normalmente, elas são criadas para viabilizar a cloud computing, que é a execução de cargas de trabalho dentro desse sistema.

Se você já tiver acesso à Intranet, à Internet ou ambos, a virtualização poderá ser usada para criar nuvens, apesar de essa não ser a única opção.
 

 
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre software de monitoramento de alarmes
 

Virtualização

Este processo tecnológico pode ser resumido na ação de um software que cria infraestrutura virtual a partir de uma estrutura física.
 

 
É isso que permite a realização de processos na nuvem, por exemplo. Este processo permite que uma mesma máquina consiga executar sistemas operacionais diferentes e outras ferramentas de forma simultânea.
 

Por dar suporte à criação de um ambiente na nuvem, muitas vezes a virtualização é confundida com cloud computer storage, porém é importante saber que ela dá suporte à criação de uma “nuvem particular” e isso a difere de um serviço terceirizado de armazenamento na nuvem.

Nuvem

A nuvem tem suas vantagens, como o pagamento de acordo com o uso, a manutenção despreocupada, já que este serviço fica por conta da empresa que oferece o serviço.
 

 
Além disso, não é necessário realizar instalações e a possibilidade de expansão ou redução de uso fazem da computação na nuvem uma opção altamente customizável e alinhada com o orçamento de cada empresa.

Em uma nuvem se configurou um sistema de TI que:

- Pode ser acessado por outros computadores por meio de uma rede;

- Contém um repositório de recursos de TI;

- Pode ser provisionado e escalado com rapidez;

- Alta velocidade de processamento de dados.

As nuvens proporcionam os benefícios adicionais de acesso por autosserviço, escalonamento automatizado da infraestrutura e pools de recursos dinâmicos, o que é a principal distinção entre nuvem e virtualização tradicional.

Comparativo entre nuvem e virtualização

Com a virtualização, um único recurso é capaz de se comportar como muitos. Já com a cloud computing, diferentes departamentos ou empresas têm acesso ao mesmo pool de recursos provisionados automaticamente, por meio de uma nuvem privada ou pública, respectivamente.

Virtualização é uma tecnologia que permite criar vários ambientes simulados ou recursos dedicados a partir de um único sistema de hardware físico.
 

 
O software conecta-se diretamente ao hardware e possibilita a divisão desse único sistema em ambientes distintos, conhecidos como máquinas virtuais (VMs).
 

 
Essas máquinas virtuais dependem da capacidade do software de criar uma separação entre os recursos da máquina e o hardware e distribuí-los de forma adequada.
 

 
Já o software em nuvem é um conjunto de princípios e abordagens para entrega de recursos de infraestrutura de computação, rede e armazenamento aos usuários sob demanda em qualquer rede.
 

 
Esses recursos de infraestrutura, serviços e aplicações são disponibilizados por meio das nuvens. Elas são grupos de recursos virtuais orquestrados por softwares de gerenciamento e automação.
 

 
Assim, os usuários podem acessá-los sob demanda por meio de portais de autosserviço com escalonamento automático e alocação dinâmica de recursos.

Ainda ficou com dúvida? Então vamos a um exemplo prático:

O Segware Sigma Cloud está disponível em tecnologia Cloud (cloud computer storage) - fator que permite que você acesse ele através de um simples portal web, no nosso caso: cloud.segware.com.br. Além da vantagem de precisar apenas de um navegador web e internet, a velocidade de processamento de dados, a segurança do processamento e armazenamento das informações, e a escalabilidade de recursos são ações asseguradas por nós, de forma automatizada. Uma tecnologia eficiente, eficaz e usada pelas maiores empresas do mundo, como Amazon, Netflix, Google, Microsoft entre outras empresas.

Agora, caso o Segware Sigma Cloud estivesse em um ambiente virtualizado, as coisas seriam completamente diferentes. Isso porque seria preciso criar uma máquina virtual, onde a gente teria que instalar a solução e para você conseguir utilizar precisaria ter acesso a essa máquina, que passou de física para virtual.
 

 
E aqui precisamos destacar algumas desvantagens, como: lentidões, instabilidades constantes, tecnologia menos segura e escalável e principalmente a questão de backup dos dados, que diferentemente da tecnologia em Nuvem, precisará de uma atenção especial.
 

 
Conclusão

Hoje as melhores e maiores companhias do mundo optam pelo sistema em nuvem, com suas muitas vantagens, facilidades e segurança. A virtualização acaba sendo apenas uma maneira “paliativa” de implementar esse processo.
 

 
Porém, antes de escolher um serviço em nuvem, é preciso pesquisar a reputação do provedor no mercado, a satisfação dos seus clientes e como ele se adequa à sua empresa.
 

 
Essa pesquisa é primordial para que recursos não sejam desperdiçados antes de tomar uma decisão final.

Quer saber mais sobre software em nuvem e suas vantagens? Conheça o Segware Access, software de controle de acesso 100% em nuvem da Segware

553
2