• Segware

Tudo o que você precisa saber sobre software de monitoramento de alarmes

Atualizado: Set 17

Com a popularização constante de novas tecnologias na área de segurança e monitoramento, fica cada vez mais importante que gestores de empresas de segurança busquem maneiras de oferecerem um serviço cada vez mais especializado para seus clientes.

Nesse sentido, é importante investir em produtos e serviços de monitoramento eletrônico de qualidade, e um software de monitoramento de alarmes aparece como uma dessas possíveis soluções. Afinal de contas, os alarmes estão entre os equipamentos mais usados em casas e organizações, o que os torna um ótimo produto de fácil comercialização.


Entretanto, escolher e implementar um bom modelo de central de alarme é essencial para o negócio, pois é ele que vai receber os eventos de modo automático por meio de sensores e controles instalados em um sistema completo de segurança.


Mas, afinal, o que é e como funciona um software de monitoramento de alarmes? Quais as funcionalidades e características de um bom software de monitoramento? E qual é a importância do software para a central? Todas essas e outras dúvidas serão respondidas neste nosso guia completo sobre o assunto.


Acompanhe e boa leitura!


O que é um software de monitoramento de alarmes


Em geral, podemos descrever um software de monitoramento de alarmes como uma ferramenta para monitorar alarmes, acompanhar os dados gerados pelo monitoramento, verificar a comunicação do sistema de alarme com o painel e automatizar todo esse processo.


No painel de um bom software de monitoramento, deve ser possível ver as informações operacionais, técnicas, gerenciais e administrativas do sistema de alarme. Assim, é fundamental que haja um acompanhamento em tempo integral para que se possa gerenciar de forma completa todos os eventos de alarme.


No caso em que as estruturas protegidas são muito complexas ou grandes, pode ser necessário que mais de um funcionário monitore as informações processadas pelo sistema. Outra questão importante desses softwares é a extração de relatórios, que possibilitam uma administração mais analítica e estratégica.


Além disso, se houver uma estrutura bem definida para os processos do seu negócio, um software de monitoramento de alarmes vai permitir que você gerencie basicamente todos os serviços ligados à instalação e manutenção de equipamentos, permitindo que, posteriormente, eles sejam avaliados clara e rapidamente tanto em questões operacionais quanto técnicas.


A partir desse fluxo, os erros e falhas podem ser corrigidos e, assim, há mais eficiência no trabalho de todo o time e, consequentemente, do seu negócio.


Leia mais: Estratégias para ajudar a sua empresa de monitoramento minimizar os impactos do cenário atual


Qual é a importância de um software de monitoramento para a central?


Além da importância para os clientes, implementar um software de monitoramento é importante também para a tranquilidade e o trabalho da sua central. Isso porque, com ele, sua empresa pode trabalhar com menos preocupações relacionadas à segurança do cliente e de seu patrimônio.


Com isso, seu trabalho ganha agilidade e eficiência, tendo em vista que um bom software de monitoramento permite que um único operador atenda até mil contas monitoradas, melhorando assim sua autoridade e posicionamento no mercado como empresa de segurança.


Veja outros aspectos de um software de monitoramento para a central:


1. Agilizar a comunicação com a equipe técnica


Um bom software de monitoramento pode e deve facilitar a comunicação entre a central e os técnicos, permitindo que os técnicos tenham acesso às informações da ocorrência direto na fonte e criando um ambiente de atendimento muito mais ágil, além de reduzir os erros ligados à comunicação das informações.


Isso se tornará ainda mais eficiente se os técnicos puderem realizar ordens de serviço diretamente pelo celular por meio de um aplicativo. Assim, ele registra toda a operação pelo aplicativo, incluindo fotos do local, logs de operação, pareceres, coleta de assinatura do cliente, dentre outras atividades.


2. Centralizar dados na ferramenta


Na escolha de um software de monitoramento, não se deve considerar apenas o operador que ficará na central de monitoramento, mas também toda a equipe de outros times, como técnicos de instalação e manutenção, atendentes táticos de eventos etc., já que deles também dependerá o sucesso da estrutura de monitoramento.


Em outras palavras, o software pode centralizar informações como eventos, atendimento tático e atendimento técnico numa única plataforma, aprimorando a eficiência e qualidade dos serviços prestados.


3. Facilitar a comunicação com o cliente


Um bom software de monitoramento de alarmes vai oferecer aos clientes formas de eles mesmos acompanharem o sistema de segurança. Isso permitirá ao cliente acessar e acompanhar a qualquer momento as informações do local monitorado, solicitar um deslocamento de viaturas quando preciso, armar e desarmar um painel remotamente, visualizar um histórico de atividade da conta, solicitar a abertura e acompanhamento de uma determinada ordem de serviços, dentre outras atividades.


Essa facilidade melhora a relação da empresa com o cliente, pois embora ele saiba da possibilidade de um evento, o momento em que isso ocorre é sempre delicado. Portanto, facilitar a comunicação da central com ele e avisá-lo o mais breve possível reduz desgastes na equipe e aumenta a credibilidade da empresa com o cliente.


A consequência disso é a maior fidelização dos clientes, o que, em termos de concorrência no mercado de segurança, é fundamental para o negócio.


4. Melhorar a agilidade para os operadores

Com o software de monitoramento é possível ter o controle total da central de monitoramento. Assim, todas as ocorrências, assim como as atividades operacionais, podem ser tratadas e executadas na mesma tela. Isso faz com que o tratamento e atendimento da ocorrência seja feito de forma mais rápida e com mais facilidade pelos operadores.


Também é possível criar regras de automatização de tratamento de eventos, diminuindo o fluxo de atendimento dos operadores. Dessa maneira, o operador é capaz de ficar responsável por um número maior de contas, tornando a operação mais eficiente e rentável. Na prática, isso significa que a empresa tem capacidade para atender a um número maior de clientes com um número menor de operadores.


5. Menor preocupação com infraestrutura e segurança


O objetivo do software é atuar em todos os aspectos do monitoramento que não precisam de uma atenção humana. Assim, os operadores e técnicos podem se concentrar naquilo que só eles podem fazer.


Ou seja, com o software, a equipe não tem que se preocupar com backup de dados, atualizações, disponibilidade e segurança das informações, pois ele já faz tudo isso.


Se o banco de dados estiver preparado para um grande tráfego de informações e a capacidade de processamento aumentar conforme a quantidade de contas que a empresa possui, garante-se um sistema rápido, eficiente e livre de paradas.


6. Monitorar o desempenho


Um aspecto essencial de um bom software de monitoramento de alarmes é acompanhar a eficiência da equipe. Isso acontece quando a plataforma fornece relatórios completos sobre as atividades realizadas. Fator que irá proporcionar um entendimento claro sobre os processos operacionais, incluindo seus acertos e erros.


Por meio dos relatórios, é possível identificar desafios, tanto no desempenho dos operadores e técnicos quanto nos sistemas de segurança dos clientes. Por exemplo, pode-se ver o número de ocorrências que cada operador atendeu e, também, o número de alarmes falsos disparados em cada unidade atendida.


Com essa clareza sobre a operação, os gestores podem tomar decisões estratégicas mais eficientes sobre as mudanças que precisam ser implementadas na empresa. Além disso, alguns softwares de monitoramento, os mais completos, oferecem ainda o que chamamos de Dashboard. Trata-se de uma ferramenta de controle em tempo real da sua operação, trazendo uma visão "ao vivo" da sua central de monitoramento.


Leia mais: Por que investir em Segurança da Informação e quais as vantagens da tecnologia em nuvem


Como escolher o seu software de monitoramento de alarmes


Quando sua empresa estiver analisando as alternativas para escolher um software de monitoramento, é importante dar atenção não apenas às questões técnicas. Também é preciso atentar-se para aspectos como acessibilidade a diferentes dispositivos e o relacionamento pós-venda com o cliente.


Abaixo, relacionamos alguns dos aspectos essenciais para você avaliar:


1. Acompanhamento da equipe


Softwares que possibilitam acompanhar os times de operação são diferenciais em termos de produtividade para o negócio. Essa funcionalidade aparece na forma de aplicações para celular que possibilitam acompanhar, em tempo real, as tarefas do time, como localizar os veículos da empresa e receber fotos e mensagens do local de atendimento.


Outras aplicações possibilitam que o operador faça fotos do local, emita pareceres e colete a assinatura do cliente. Ele pode buscar endereços, usuários e zonas vinculadas ao cliente atendido sem precisar passar pela central, o que agiliza os processos. 


Um benefício dessas aplicações é facilitar e agilizar a comunicação entre técnico e central, diminuindo os gastos com SMS e telefonemas. Além disso, a localização do técnico em tempo real possibilita otimizar rotas, reduzindo as perdas com percursos mais longos.


2. Boa avaliação no mercado


Vale à pena considerar a opinião de quem já usa o software na hora de fazer a sua opção. O benefício de fazer esse tipo de pesquisa é saber o que realmente funciona e traz resultado entre as funcionalidades oferecidas. 


3. Compatibilidade com dispositivos móveis


Dispositivos móveis como smartphones e tablets estão sendo mais e mais usados para acessar plataformas de monitoramento de alarmes. Assim, é fundamental que os softwares sejam compatíveis com celulares e tablets.


Leia mais: O que é Segurança da Informação e quais as diferenças para Segurança de TI


4. Controle do cliente


Oferecer um aplicativo que possibilite aos clientes acompanhar tudo o que ocorre no patrimônio deles é um diferencial do serviço de monitoramento. Afinal, nem todos os negócios desse segmento têm essa funcionalidade. Isso dá mais transparência ao trabalho e agiliza a comunicação entre cliente e serviço.


É importante que o aplicativo tenha integração com o sistema principal e permita o acesso online a todas as câmeras, acionamento de desligamento remoto de alarmes e possibilite o recebimento de notificaçòes quando houver ocorrência.


O objetivo é que a aplicação ofereça dados claros sobre o monitoramento do patrimônio e funcione como um canal de comunicação simples com a empresa. Essa é uma maneira de atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, pois eles passam a valorizar a transparência da empresa e a praticidade do serviço.


5. Dashboard intuitivo e simples


O dashboard ou painel de controle que permite a visualização dos dados é essencial para o bom desempenho da equipe de monitoramento. É importante que ele seja simples, intuitivo e claro. Quanto mais fácil de usar, mais rápidas serão as tomada de decisão das operações.


O ideal é que, em apenas uma tela, seja possível tratar todas as ocorrências e executar as atividades de monitoramento. Para maior precisão, o painel deve apresentar os resultados em tempo real.


A visualização simples e eficiente das informações traz enormes ganhos em produtividade, sendo o principal deles a possibilidade de atender mais clientes com o mesmo número de operadores. 


Leia mais: 16 tipos de métricas que todo gestor da área de segurança deve acompanhar


6. Desempenho e segurança


O software de monitoramento escolhido precisa ser capaz de armazenar um enorme volume de dados de modo seguro. Isso é fundamental para administrar as informações e imagens de diferentes áreas monitoradas de um jeito fácil e rápido.


Por isso, é essencial ter conhecimento se os bancos de dados das plataformas que estão entre as suas opções estão preparados para receber muitas informações. Também é preciso que o sistema tenha uma tecnologia que seja capaz de garantir a segurança e acesso às informações hospedadas pelo servidor.


7. Facilidade de integração

Esse é um dos aspectos mais importantes da implementação de um software de monitoramento de alarmes. Assim, veja se o software de monitoramento tem integração com o sistema de automação que você usa em seu negócio.


Para não incorrer em transtornos de incompatibilidade depois da compra, certifique-se de que o fornecedor tem experiência em integração com o sistema de automação que você utiliza.


8. Facilidade de personalização


Cada empresa de monitoramento tem suas particularidades de fluxos e processos e de clientes. Assim, ao selecionar um software para o seu negócio, tenha em mente que a melhor alternativa é aquela que possibilita uma configuração de acordo com as necessidades do seu negócio. Dê preferência a uma configuração que seja simples de ser feita.


9. Integrações com hardwares


Para que um software de monitoramento atenda às necessidades de operação, será necessário que ele possua integração com os principais hardwares do mercado. Já pensou você contratar um software de monitoramento que por alguma questão não possui compatibilidade com inúmeros painéis e centrais de alarme? Um problema, não é mesmo? Por isso, atente-se às integrações suportadas pelo software de monitoramento.


10. Sem custos adicionais


É preciso prestar atenção para que não haja gastos escondidos com outros sistemas, tais como fornecedores de bancos de dados. Analise se o fornecedor oferece a solução completa e se o valor determinado cobre todos os gastos que você está considerando.


Leia mais: 6 dicas de gestão financeira para empresas de segurança


11. Sistema Cloud


É fundamental que o sistema seja possível de acessar de qualquer lugar para que os trabalhadores da sua equipe tenham acesso a partir de qualquer estação de trabalho, ainda mais com a disseminação do home office. Isso evita que seja preciso fazer a instalação do software em cada estação em que seja preciso acessá-lo, simplificando o uso e compartilhamento dos dados.


12. Suporte


Uma das prioridades do seu serviço deve ser o atendimento ao cliente. Assim, para que ele tenha uma boa experiência, é essencial um suporte de qualidade. Oferecendo um time acessível e rápido, a utilização da plataforma será facilitada, gerando resultados ainda melhores.


Infelizmente, esse aspectos só pode ser avaliado de fato depois da compra. Por isso, é importante consultar outros clientes desse fornecedor, como dissemos anteriormente, para ter uma opinião mais imparcial de quem realmente utiliza a ferramenta.


Quais funcionalidades um software de monitoramento deve ter?


É claro que as funcionalidades de uma plataforma de monitoramento de alarmes também depende dos serviços que você pode e está disposto a oferecer para seus clientes. Ou seja: isso vai variar conforme o seu modelo de negócio e como você organiza sua solução na hora de fornecê-la ao consumidor.


Contudo, é importante que um bom software possa, no mínimo oferecer algumas funcionalidades, como as citadas a seguir:

  • Cadastro completo de clientes e contas;

  • Comunicação com painéis GPRS e receptores seriais;

  • Controle de OS;

  • Fechamento de ocorrências em grupo;

  • Gerenciamento da equipe através de VTR Mobile;

  • Gerenciamento de ordens de serviço a partir do smartphone do técnico;

  • Integração com os grandes hardwares do mercado;

  • Integração com serviços de videomonitoramento, controle de acesso, rastreamento;

  • Integrações: rastreamento e monitoramento de viaturas, discagem automática e URA, SMS, GPRS e ERP;

  • Monitoramento eletrônico e alarmes na nuvem;

  • Monitoramento pessoal e opções de prestação de serviços adicionais;

  • Número ilimitado de usuários, para todas as mobilidades;

  • Parecer, fotos e assinatura do cliente com o OS Mobile;

  • Portal customizável que possibilita ao cliente final a visualização de todas as atividades de seu sistema de segurança;

  • Visualização de eventos e câmeras via smartphone por parte do cliente final.

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre software de monitoramento de alarmes, que tal investir em um software que ajude a tornar o seu negócio mais eficiente e rentável?


Para isso, certifique-se de buscar uma ferramenta que forneça as melhores funcionalidades. Não se esqueça de que ela precisa estar constantemente preocupada com a experiência do cliente final, para que possa alcançar os resultados esperados. 


O Segware Sigma é um sistema de gestão de segurança online que oferece serviços de alarme, videomonitoramento, controle de acesso e muito mais, tudo em uma única tela de monitoramento. Ágil e intuitiva, a plataforma ajuda você a aprimorar a gestão do seu negócio, oferecendo um serviço muito mais seguro e eficaz para os seus clientes.


Quer saber mais? Então fale agora conosco e peça uma demonstração!

113 visualizações
Segware
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Brasil/SC: +55 48 32310000
Brasil/SP:  +55 19 31139450

EUA: +1 305 7671552
México: +52 55 41708415
Argentina: +54 11 52195583
Colombia: +57 2 8912730
Chile: +56 2 29381412
Venezuela: +58 212 7202193

Copyright © 2020 Segware Security Performance. Todos os direitos reservados.

GPTW