• Segware

Segurança em armazenamentos na nuvem

Atualizado: Set 17

O armazenamento em nuvem – ou cloud computing – é uma tecnologia que vem se expandindo para diversos setores. Trata-se de uma forma de armazenar documentos, aplicações e softwares em servidores externos. 


Nesse caso, os arquivos não ficam em um hardware específico da organização, mas são guardados por uma empresa de armazenamento de dados em servidores que podem ficar em qualquer lugar do mundo – às vezes até em mais de um lugar. Quem usa esse serviço pode acessar e consultar seus arquivos de qualquer dispositivo conectado à internet, contanto que tenha permissão de acesso.


Essa tecnologia gera muitas dúvidas e desconfiança. Afinal, como garantir que os arquivos estarão seguros e que não serão acessados por pessoas desautorizadas, ou mesmo por hackers?


A verdade é que o armazenamento em nuvem é ainda mais seguro do que o armazenamento tradicional em um HD ou diretório interno. E nós vamos explicar o porquê.


Integridade das informações


Em termos de assegurar que os arquivos e dados não serão perdidos, o cloud computing é muito mais confiável do que o armazenamento local. Quando os dados estão alocados em um único dispositivo, corre-se um risco muito maior de furto, extravio ou de acesso por pessoas não autorizadas. Além de falhas onde o equipamento é danificado e se perde todas as informações. 


Todo aparelho eletrônico está sujeito a isso.


Além disso, informações em HD ou diretório interno precisam de backups manuais para garantir que as informações não se percam abruptamente por avarias ou roubos.


No armazenamento em nuvem, todos esses problemas são resolvidos. Os dados podem ser acessados de quaisquer dispositivos. Se um falhar, sempre é possível recorrer a outro. Os backups (que dificilmente serão necessários) também são feitos automaticamente, de modo que não há necessidade de se preocupar ou perder tempo com isso.


A integridade das suas informações não depende sequer da empresa escolhida para usar o armazenamento. Isso porque o cliente tem total liberdade de migrar os dados para outro fornecedor por quaisquer razões.


Controle reforçado do acesso


O cloud computing permite um controle de acesso às informações que é praticamente impossível de oferecer nas formas tradicionais de armazenamento.


Os sistemas possibilitam não apenas determinar quem tem acesso aos dados, mas também definir qual o nível de acesso de cada usuário. Isto é, pessoas diferentes podem ter permissão para ver arquivos diferentes – ainda que todos estejam armazenados no mesmo sistema em nuvem.


Essa é uma grande vantagem com relação à privacidade das informações e à produtividade dos funcionários da empresa. Isso porque o gestor tem mais autonomia para controlar esses acessos e quem consulta os dados não precisa ficar procurando as informações: ele visualiza apenas aquilo que importa para o seu trabalho.


Proteção contra invasores


Naturalmente, as empresas responsáveis pelo armazenamento em nuvem têm um cuidado redobrado com a segurança dos dados. Qualquer problema relacionado a isso pode afetar seriamente a credibilidade da empresa. Por isso, a tecnologia contra invasores é das mais avançadas.


As informações armazenadas em nuvem são criptografadas. Esse método de codificação de dados é baseado em um sistema de algoritmos matemáticos complexos, o que o torna muito difícil de ser quebrado. Para decodificá-lo, é preciso uma chave de acesso.


Tendência para várias áreas


Esses motivos fazem com que o cloud computing seja muito mais prático para empresas dos mais diversos setores, especialmente aquelas que precisam de uma alta capacidade de armazenamento e de processamento dos dados.


Esse é o caso das empresas de monitoramento e segurança, que precisam garantir a confidencialidade dos dados dos clientes, além de oferecer um atendimento veloz.

Por esse motivo, o Segware Sigma Cloud, software para gerenciamento das atividades de monitoramento e segurança é armazenado em nuvem. Ele está hospedado na AWS (Amazon Web Services), o mesmo servidor usado por empresas como Globo, Netflix e Unilever.


O Segware Sigma Cloud é pioneiro no mercado em oferecer o sistema de monitoramento totalmente online e possível de ser acessado a qualquer hora e lugar. A plataforma, que é intuitiva, ágil e completa, permite o controle total da central de monitoramento. As ocorrências são todas tratadas na mesma tela e o software ainda fornece relatórios completos que apoiam as decisões estratégicas da empresa. 


O fato de ser armazenado em nuvem é uma das vantagens do Segware Sigma Cloud. Com todas as funcionalidades oferecidas, o cloud computing fornece mais praticidade pois não é preciso se preocupar com backups ou com servidores. Para complementar, a segurança do sistema é mais robusta.


A plataforma conta com o certificado SSL (Secure Sockets Layer), um protocolo de segurança eu permite a troca segura de informações entre um visitante e servidor que hospeda o site. O protocolo é usado em alguns algoritmos de criptografia.


Além disso, o banco de dados do AWS está preparado para grande tráfego de informações. Sua capacidade é equiparada à de gigantes como Facebook, LinkedIn e SAP. Isso garante a rapidez e o desempenho necessários para uma atividade de monitoramento.


Conclusão


O cloud computing é a tecnologia mais segura e moderna no que diz respeito ao armazenamento de dados na atualidade. Ele oferece facilidade e controle de acesso, além de mecanismos que garantem a integridade e recuperação das informações. Armazenar os dados em nuvem é uma forma de garantir mais segurança, praticidade e produtividade para a empresa, já que se despende menos tempo com backups e segurança local das informações. 

3 visualizações
Segware
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Brasil/SC: +55 48 32310000
Brasil/SP:  +55 19 31139450

EUA: +1 305 7671552
México: +52 55 41708415
Argentina: +54 11 52195583
Colombia: +57 2 8912730
Chile: +56 2 29381412
Venezuela: +58 212 7202193

Copyright © 2020 Segware Security Performance. Todos os direitos reservados.

GPTW