top of page
  • Foto do escritorSegware

O que é controle de acesso em nuvem e como ele pode ser o diferencial da sua empresa

Você provavelmente já ouviu falar de controle de acesso em nuvem. Mas, sabe de fato quais vantagens ele traz para o seu negócio ou condomínio?


Neste artigo, vamos conversar sobre essa realidade de mercado, que otimiza e possibilita a escalabilidade de empresas de segurança eletrônica de pequeno a grande porte e dá às rotinas dos condomínios e demais empreendimentos outro conceito em praticidade e conforto.

Por aqui você vai ler:


O cenário da tecnologia em nuvem no Brasil


Como dissemos, a tecnologia em nuvem é uma das grandes realidades do mercado. Exemplo disso, no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), em um estudo realizado em parceria com International Data Corporation (IDC), os gastos com serviços de cloud (nuvem) devem crescer 41% até o fim de 2023. Esse número representa uma performance de mais de US$ 4,5 bilhões.


Desse montante, uma parte será direcionada a IaaS (infraestrutura como serviço), modelo de serviço em nuvem que oferece recursos de infraestrutura sob demanda, e outra será utilizada em PaaS (plataforma como serviço), um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, com recursos que permitem a você fornecer tudo, desde aplicativos simples baseados em nuvem até sofisticados aplicativos empresariais habilitados para a nuvem.


Isso significa dizer que uma empresa que não investe em tecnologia em nuvem no presente já está ficando para trás, inclusive, na dinâmica do Controle de Acesso.


O primeiro passo para decidir acerca da implementação da tecnologia no dia a dia da empresa ou condomínio é entender quais as aplicabilidades da solução nas rotinas desses ambientes e dos demais empreendimentos.



Controle de Acesso em Nuvem vs. Controle de Acesso Tradicional: Qual é a melhor opção?


Sabemos que oferecer uma solução completa, que esteja alinhada com as necessidades do mercado e do consumidor final, é um desafio constante para gestores de empresas de segurança eletrônica.


Isso porque o próprio setor muda muito, influenciado pelas transformações digitais, e também porque os eventos de ameaça se sofisticam a cada dia e hora.


Nessa dinâmica, a única alternativa para manter os negócios vivos é ter atenção às tendências e realidades de mercado, como é o caso do Controle de Acesso via nuvem.


Embora o conceito já não seja novidade, visualizar o que essa tecnologia faz na prática pelo seu portfólio pode ser um entrave.


Por isso, decidimos evidenciar como opera um controle de acesso tradicional e um que utiliza a cloud.


Controle de Acesso Tradicional:


O controle de acesso tradicional é baseado em sistemas físicos, como fechaduras, chaves, cartões magnéticos ou leitores biométricos. Embora tenha sido amplamente utilizado ao longo dos anos, é um método que apresenta limitações importantes, tais quais.

  • Complexidade de gerenciamento: A administração do controle de acesso tradicional pode ser trabalhosa e complexa, exigindo a distribuição física de chaves ou cartões de acesso. Além disso, em caso de perda de chaves ou cartões, é necessário substituí-los, o que pode ser caro e demorado.

  • Restrição geográfica: O controle de acesso tradicional é, muitas vezes, limitado a um local físico específico. Isso pode dificultar o gerenciamento remoto do acesso em várias filiais ou locais diferentes.

  • Falta de flexibilidade e escalabilidade: À medida que as empresas crescem e suas necessidades de acesso mudam, o controle de acesso tradicional pode se tornar inflexível e difícil de adaptar. Adicionar ou remover usuários e ajustar permissões pode ser um processo demorado e que causa impacto negativo ao cliente final.



Controle de Acesso em Nuvem:


O controle de acesso em nuvem, por outro lado, oferece uma abordagem mais moderna e flexível para as empresas de segurança eletrônica, o que reflete em maior valor agregado à cartela de serviços. Dentre os principais benefícios, estão:

  • Flexibilidade e escalabilidade: Com o controle de acesso em nuvem, é possível gerenciar o acesso a várias localidades e sistemas a partir de um único painel de controle baseado na nuvem. Isso permite ajustar facilmente os níveis de acesso para diferentes funcionários, usuários, departamentos ou locais, conforme necessário. Além disso, a escalabilidade é simplificada, já que é possível adicionar ou remover logins e acessos com facilidade, acompanhando o crescimento da empresa de forma eficiente.

  • Acesso remoto: O controle de acesso em nuvem permite o gerenciamento remoto do acesso, independentemente da localização física. Os administradores podem monitorar e controlar o acesso usando dispositivos conectados à internet, proporcionando uma maior flexibilidade para gerenciar a segurança em vários locais ou até mesmo para funcionários remotos.

  • Maior segurança e confiabilidade: Ao optar pelo controle de acesso em nuvem, você está colocando a segurança nas mãos de especialistas em proteção de dados. Os provedores de serviços em nuvem têm recursos e medidas de segurança avançadas, como criptografia de dados, autenticação multifator, backups regulares e se atentam às regulamentações das leis vigentes, como é o caso da LGPD. Isso reduz significativamente o risco de violações de segurança e garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos recursos protegidos.

  • Integração e análise de dados: O controle de acesso em nuvem pode ser facilmente integrado a outros sistemas e soluções de segurança eletrônica, como câmeras de vigilância e sistemas de monitoramento. Além disso, a análise de dados avançada oferecida pelos sistemas em nuvem permite identificar tendências, melhorar a eficiência operacional e tomar decisões informadas com base em informações valiosas.


Embora o controle de acesso tradicional tenha sido amplamente utilizado e seja talvez de menor custo imediato, aquele com uma solução especializada em nuvem se apresenta como mais flexível, auto atualizável, escalável e seguro.


Com sua capacidade de acesso remoto, integração com outros sistemas e análise de dados avançada, o controle de acesso em nuvem oferece uma abordagem mais moderna e eficaz para proteger a segurança das empresas, condomínios e demais empreendimentos.

Como implementar um controle de acesso em nuvem na sua empresa de segurança eletrônica?


Para que a tecnologia em nuvem apresente a performance que mencionamos neste artigo, é indispensável contar com a plataforma adequada!


Pesquisar os fornecedores de softwares, as recomendações do mercado, funcionalidades presentes em cada um deles é uma tarefa que precisa estar no seu radar.


Líder de mercado, a Segware possui as melhores soluções em nuvem para monitoramento de alarmes, imagens e controle de acesso.


Mais que um software de monitoramento, a Segware oferece é um sistema de gestão de segurança na nuvem, que oferece controle total da sua central de monitoramento. Ágil e intuitiva, a plataforma ajuda você a otimizar o seu negócio.


São inúmeras os diferenciais da plataforma que permitem ao seu negócio se tornar referência em segurança de alto valor agregado, como:

  • Permite que, em uma única tela, a empresa tenha todo o controle da sua operação: trate eventos e realize atividades gerenciais tudo 100% na nuvem.

  • Mais de 21 anos de mercado, líder de mercado e considerado o melhor software para monitoramento de alarmes.

  • Gerencie seus clientes e seus equipamentos de forma simples e fácil.

  • Monitoramento em tempo real de tudo que ocorre com os seus clientes, com sua equipe técnica e tática, 100% na nuvem, online.

  • O software de monitoramento de alarmes com o maior número de integrações do mercado

  • Tecnologia de ponta, com gerenciamento de atividade 24hs por dia.

  • Software de monitoramento em Cloud de verdade, com múltiplas tecnologias e escalável.

  • Serviços hospedados na provedora líder de serviços em nuvem, a AWS - Amazon Web Services.

  • Equipe qualificada para suporte técnico 24hs por dia, 7 dias por semana, 365 dias ao ano.

  • Time especializado para realizar as implantações e migrações de sua atual plataforma.

O Controle de Acesso em Nuvem é uma solução que capacita empresas de segurança eletrônica a oferecerem serviços de proteção de última geração aos clientes.


Ao adotar essa tecnologia inovadora, você posiciona a sua empresa na vanguarda da segurança, fornecendo soluções abrangentes e eficazes capazes de melhorar o dia a dia dos clientes finais.


199 visualizações
bottom of page