• Segware

Veja como fidelizar seus clientes

Atualizado: há 3 horas

Mais do que conquistar novos clientes, para um negócio se manter lucrativo, é preciso fidelizar seus consumidores. Descubra neste artigo dicas para atingir esse objetivo.


Mais do que satisfazer as necessidades dos clientes e proporcionar uma boa experiência, fidelizá-los requer a manutenção de um relacionamento constante entre a empresa e o comprador. Para tanto, estratégias de fidelização devem ser implementadas para tornar os produtos e serviços do seu negócio mais atrativos. A fidelização é também uma forma de se destacar entre os concorrentes e de construir autoridade no mercado.


Os clientes fiéis têm uma probabilidade significativamente maior do que o cliente médio de gastar mais, comprar mais e recomendar sua marca a outras pessoas. Aumentar a retenção de clientes em 5% pode aumentar a receita da empresa entre 25% e 95%.


Somado a isso, a empresa que obtém sucesso na fidelização de seus consumidores têm maiores chances de conhecer seu público-alvo, tomar decisões e identificar pontos de melhora. Isso gera um ciclo virtuoso, pois o cliente quer sentir-se reconhecido e conhecido por você.


Há ainda outras vantagens como maior economia, pois o cliente torna-se inclinado a comprar no mesmo lugar, não sendo preciso atraí-lo com estratégias e campanhas e também a propaganda espontânea, afinal, mais do que um bom cliente, você conta com um porta-voz da sua organização que provavelmente a indicará a outras pessoas.


Estratégias para fidelizar clientes

1) Conheça-os cada vez melhor


As empresas modernas têm o cliente como o foco do seu negócio. Nesse contexto, suas ações devem se concentrar no valor que o seu negócio gera para o cliente.


Conhecer seus clientes é muito mais do saber quem eles são. Identificar seus interesses, hábitos de consumo e o momento ideal da jornada de compra para oferecer um produto pode ser de grande valia para definir um bom plano de relacionamento.


Sua empresa deve solucionar uma necessidade dos clientes e, se você for capaz de satisfazer essa deficiência, as chances de que ele se torne fiel à sua loja aumentam consideravelmente.


2) Invista em ações de relacionamento


A partir do momento que você possui uma visão mais ampla de quem é o seu cliente, há uma facilidade muito maior para criar ofertas segmentadas. Esta é uma ideia muito efetiva e que traz bons resultados para o negócio. Entretanto, manter uma relação mais pessoal e humanizada com os seus clientes também ajudará a fidelizá-los.


Utilizar uma linguagem nas suas redes que faça o consumidor ter a sensação de estar conversando com um conhecido. Aproveitar as datas comemorativas de cada um dos meses também pode ser uma boa oportunidade para estreitar essa relação. Caso você possua um espaço físico, você pode ainda realizar eventos: convidando artistas locais, food trucks, fazer contato com fornecedores para realizar degustações e apoiar causas sociais, por exemplo. Essas são algumas ideias, que podem parecer simples, mas essas ações te aproximam do cliente e o fazem perceber valor na sua empresa.


3) Mantenha-se próximo do seu cliente


Deixar o canal de contato entre a sua empresa e o cliente é essencial no processo de fidelização e contribui para que ele não se esqueça de você. Ações simples, como lembrar a data do seu aniversário, por exemplo, são de grande valor.


Você deve tomar cuidado para não transformar o seu cliente em apenas um caça-ofertas. Isto é, aquele cliente que só busca seu negócio para comprar produtos de seu interesse que estão em promoção. Portanto, sua comunicação deve ser contínua.


Se você deixar para se comunicar com ele apenas em intervalos muito longos, ele terá chances muito maiores de recorrer à sua empresa nestes momentos. Todavia, aqui é importantíssimo encontrar um balanço. Seu contato com ele também não pode ser exagerado e invasivo. O ideal é ir descobrindo a medida certa a partir de dados e tentativas.


A construção desse relacionamento ao longo do tempo é que fará com que esse cliente se torne fiel a você.


4) Invista em inovação constante

Em um mercado cada vez mais digital e em constante evolução, inovação tornou- se uma palavra-chave, praticamente um mantra.

As novidades têm surgido em velocidade acelerada e as empresas que as aplicam com sucesso antes dos seus concorrentes, terão uma vantagem importante no mercado Um exemplo prático, é optar por soluções e aplicações que possuem o poder de trazer facilidade ao cliente, e nesse sentido o Segware Pay veio revolucionar a forma como você controla os recebíveis da sua empresa, além de facilitar o controle e pagamento dos serviços prestados, de forma simples e prática através do aplicativo para usuário final Segware My Security.


Para começar a inovar na sua loja e reter ainda mais clientes, é importante que você sempre tenha em mente a experiência do seu cliente. É exatamente nesse ponto que novas estratégias e soluções podem fazer toda a diferença.


Uma excelente opção nesse cenário, por exemplo, pode ser oferecer facilidade, comodidade e incentivo para o consumidor frequentar seu site e suas redes sociais. Nunca é demais salientar: esse é um ponto em franca expansão, evolução e aprimoramento. Por isso é necessário estudo constante sobre melhores práticas e blogs como este podem te ajudar nessa missão. Esteja sempre atualizado.


5) Gestão e capacitação interna


Em muitas oportunidades algumas empresas focam em inovações e se esquecem do básico como é o caso do atendimento.


Como já falamos, a gestão moderna de uma organização precisa ter sempre o consumidor como foco central. Esse é o fator mais importante para reter e fidelizar um cliente.


Para tanto, é imperativo que sua empresa ofereça estrutura e treinamentos necessários aos seus funcionários.


Boas práticas de gestão interna da sua equipe certamente podem fazer toda a diferença na relação entre o cliente e a sua empresa. Afinal de contas, são os seus colaboradores que, na imensa maioria das vezes, representarão diretamente a sua marca.


Invista em treinamentos para que a equipe se capacite cada vez mais. Outra questão crucial é estimular os colaboradores com premiações e benefícios pelo bom trabalho.


Se a questão monetária estiver difícil, nunca se esqueça do poder de um elogio. Não só os consumidores, mas também os funcionários gostam de serem reconhecidos e sentirem-se parte da engrenagem que faz a empresa funcionar. Essas são apenas algumas dicas que te ajudarão a reter e fidelizar com mais facilidade seus clientes. Como dissemos, é preciso estudo e evoluções constantes.


Por isso, não deixe de acompanhar nossos posts inscrevendo-se na nossa newsletter aqui.

243 visualizações