• Segware

Como gerar receita recorrente no mercado de segurança eletrônica?

Prever o faturamento e garantir a estabilidade financeira do negócio são dois dos principais benefícios da receita recorrente no mercado de segurança eletrônica.


Essa modalidade de contrato indica que o cliente adquire um serviço de forma contínua e executa pagamentos por ele também de maneira datada.


Na prática, a título de compreensão, podemos dizer que a receita recorrente é similar ao parcelamento no cartão de crédito. Entretanto, nesse caso ela não impacta o limite do cliente, pois não é realizada necessariamente nesse formato de quitação de parcelas provisionadas.


Aplicada principalmente em serviços de uso de software e streaming, a receita recorrente funciona como uma mensalidade creditada ao fornecedor nas datas combinadas entre ele e o consumidor.


Quando se trata de segurança eletrônica, a receita recorrente é uma ótima oportunidade de garantir o pleno funcionamento dos equipamentos e equipes de trabalho, com um orçamento garantido para tais ações, por tempo já determinado.


Continue conosco para compreender outros detalhes sobre receita recorrente para segurança eletrônica.


O que é receita recorrente?


Como dissemos anteriormente, a receita recorrente é aquele tipo de pagamento que ocorre de maneira contínua, por meio de um contrato entre as partes que define a quantia e a data dos pagamentos a serem realizados.


Em contrapartida ao valor pago, a empresa fornece um serviço também de forma ininterrupta.


Na segurança eletrônica, uma vez que o segmento disponibiliza tecnologia e serviços que requerem atuação e manutenção permanentes, essa é a melhor modalidade de cobrança.


Por meio dessa prática as empresas de segurança eletrônica conseguem organizar seu caixa e garantir diversas outras vantagens para a organização.


Vantagens de utilizar receita recorrente para segurança eletrônica.


Dentre os benefícios de uma receita recorrente para segurança eletrônica, destacam-se os pontos abaixo:


1) Cobertura da prestação de serviços


Uma vez que a segurança eletrônica demanda a prestação de um serviço de forma permanente, além de manutenções dos equipamentos, treinamento de pessoal, entre outras práticas, é importante que haja uma previsão de pagamentos por essas atividades.


Por isso, contar com uma receita recorrente pode abarcar alguns desses custos e tranquilizar os clientes quanto a continuação de uma prestação de serviço de qualidade.


É importante ressaltar que é necessário especificar essa cobrança mensal no contrato de serviço e também se alguma intercorrência, como manutenção extra, será cobrada por fora.


2) Promover ações de escalabilidade do negócio


Quando a empresa de segurança eletrônica compreende qual será o seu ciclo de recebíveis, com montantes específicos e datas de pagamento, fica mais fácil organizar estratégias para conquistar novos clientes. Ou, aumentar o ticket médio do cliente antigo oferecendo soluções melhoradas e mais desenvolvidas de acordo com a sua necessidade.


Portanto, quando há receita recorrente há também mais conforto e plasticidade para que o negócio invista em prospecção e em melhorias de suas soluções.


3) Estar em contato com clientes de forma mais direcionada


A partir da prestação de um serviço mensal e de sua receita recorrente, a empresa de segurança eletrônica tem a oportunidade de estar em contato com o seu cliente periodicamente.


Isso pode refletir em pesquisas de satisfação informais, em melhorias de processos internos, gerenciamento de riscos na perspectiva do customer success e também na comunicação com esse consumidor.


4) Permite um planejamento financeiro mais assertivo


A receita recorrente permite à empresa de segurança eletrônica que ela detalhe o seu planejamento financeiro e organize suas estratégias a partir dessas informações.


Quando você define metas de faturamento e já sabe o que irá receber, além de quando ocorrerá o pagamento dos clientes, é possível elaborar um planejamento financeiro assertivo.


Você também passa a entender quais ações são necessárias para atingir determinada meta, caso o montante da receita recorrente não bata o valor estipulado.


Além disso, com um planejamento financeiro bem definido, a empresa de segurança eletrônica pode separar uma quantia para fazer atualizações em seus equipamentos, equipe técnica, e melhorias gerais em seus produtos e serviços prestados.


Como aplicar receita recorrente no meu negócio de segurança eletrônica?


Primeiramente, você deve contar com serviços de prestação continuada no seu portfólio, desde controle de acesso com central de monitoramento, rondas de vigilância, entre outras possibilidades.


Depois disso, é essencial garantir que alguma solução tecnológica otimize o processo gerencial dessa modalidade contratual, oferecendo praticidade ao cliente na hora de efetuar os pagamentos recorrentes.


A exemplo disso, a Segware desenvolveu o Segware Pay, uma nova solução focada no controle dos recebíveis e na cobrança de serviços avulsos das empresas de segurança eletrônica.


Com essa ferramenta a gestão de recebíveis fica concentrada, organizada e armazenada de forma segura, dentro do aplicativo Segware My Security.


A plataforma irá auxiliar as empresas de segurança eletrônica a conquistarem alguns diferenciais, como:

  • Cadastro de cartão de crédito para pagamento automático;

  • Cobrança de serviços avulsos;

  • Praticidade para os clientes;

  • Maior controle dos recebíveis;

  • Opção de pagamento através de débito automático;

  • Integrado à plataforma para controle de recebíveis.


Com o Segware Pay, além dos clientes poderem fazer seus pagamentos por meio do próprio aplicativo Segware My Security, os gestores das empresas de segurança eletrônica têm acesso a uma plataforma de gestão de recebíveis - seja uma assinatura, mensalidade ou uma cobrança avulsa.


A receita recorrente é possível para qualquer tipo de negócio. Para isso, basta contar com a solução de gestão adequada e desenvolver um portfólio de serviços que, de fato, resolva a "dor" do cliente.


Entre em contato conosco e, junto com o Segware Pay, dê início à transformação financeira da sua empresa de segurança eletrônica.

154 visualizações