top of page
  • Foto do escritorSegware

Modelos de portaria: remota, híbrida e autônoma

Atualizado: 15 de dez. de 2021

Oferecer controle de acesso é um dos pontos essenciais atualmente para garantir a segurança e o bom funcionamento de um condomínio ou empresa. Atualmente, entre os modelos de portaria mais populares no mercado, estão:

  • Portaria remota: sistema de acesso e monitoramento a distância;

  • Portaria híbrida: sistema que une mais de um tipo de portaria.

  • Portaria Autônoma: sistema que une o atendimento do usuário e a central de monitoramento

Mas, afinal, quais são as características de cada um desses modelos de portaria? Qual é o modelo mais adequado para um condomínio ou empresa? Neste post, vamos ver como cada um funciona e quais são suas vantagens e desvantagens. Então, acompanhe e boa leitura!


O que é a portaria remota?


A portaria remota, realiza o controle de acesso remoto do condomínio por meio de uma central de monitoramento, onde o processo de liberação e autorização de moradores, usuários, visitantes, funcionários e prestadores de serviço é feito por meio de um software de monitoramento.


A identificação dos usuários para possibilitar o acesso ao edifício é feita por meio de tags ou dispositivos de identificação tecnológicos, como QRcode, leitores digitais, faciais e controles. A tecnologia também possibilita o controle e registro do fluxo de entrada e saída do edifício de forma ininterrupta.


Como os controladores estão em uma central remota, os riscos relacionados às falhas humanas nas portarias são minimizados, pois não há o contato direto do profissional com estranhos e visitantes não autorizados.


Ao disponibilizar um sistema que integra software e hardware, a transferência dos dados para a central passa a ser realizada em tempo real e as imagens e informações dos acessos ficam armazenados na plataforma e disponibilizados aos usuários com autorização, se necessário. Além disso, o sistema fornece ao gestor do edifício um relatório completo com os fluxos de acesso ao condomínio.


Assim, o responsável pela gestão terá conhecimento da quantidade de visitantes que estiveram no edifício em certo período, e poderá avaliar informações como; quantas vezes o portão eletrônico abriu, quanto tempo durou o processo de entrada do visitante, além de todo o controle dos locais onde o visitante tem ou teve acesso.



O que é portaria híbrida?


Muitos edifícios não querem adotar uma portaria totalmente remota, pois ainda há certa resistência dos usuários à total dependência da tecnologia. Assim, para os edifícios que não quiserem desistir da portaria convencional, mas também quiserem usar a portaria remota, existe a opção da portaria híbrida.


Com ela, além do atendimento remoto, um profissional é mantido no edifício nos períodos de maior movimentação. É uma maneira estratégica de buscar garantir que o edifício seja atendido da melhor forma possível e na maior parte do tempo.


Assim, cabe à administração do edifício decidir quando cada um dos modelos de portaria será utilizado. É possível fazer uma escala em períodos, por exemplo. Durante o dia, os porteiros físicos estão presentes, e à noite a portaria remota assume a responsabilidade. Tudo de acordo com a necessidade do condomínio.


Outra opção comum é a presença do porteiro remoto na troca dos porteiros. Assim, a portaria remota entra em funcionamento durante o almoço, jantar, ronda ou mudança de turno. No caso de imprevistos, como faltas ou licença médica de funcionários, também usa-se a portaria remota.



O que é a portaria autônoma?


A portaria autônoma funciona da seguinte maneira: o visitante chega até o condomínio e utiliza o interfone já instalado para chamar o apartamento desejado, após isso, uma chamada será enviada para o aplicativo do morador e então, ele consegue visualizar por uma chamada de vídeo, pela câmera de segurança do condomínio, quem está chamando. Caso nenhum morador atenda, a chamada é encaminhada para a central de monitoramento.


Ao adotar essa solução, o condomínio pode otimizar o atendimento e deixa de precisar de mais funcionários, o que ajuda a reduzir o custo, uma vez que essa solução reduz em até 90% o número de atendimentos na central de monitoramento.


Como a portaria autônoma funciona via aplicativo conectado às internets 3G, 4G e o Wifi dos moradores e não necessita da instalação de novos hardwares, o custo da implementação e da operação acabam sendo os principais atrativos para condomínios e prédios menores, porém é um recurso com ótima adaptabilidade e por isso, também atende condomínios maiores.


Há ainda a possibilidade da utilização de convites digitais, que podem ser enviados previamente pelos moradores, com data e horário marcados para a liberação dos visitantes e outra grande vantagem é que, devido ao controle feito por vídeochamadas através do aplicativo, o morador não precisa estar na residência para liberar o acesso ao condomínio.


Afinal, qual dos modelos de portaria é melhor?


A verdade é que qualquer um dos modelos de portaria pode ser bom, pois isso depende do caso em que será aplicado. O importante é que os gestores do edifício, seja ele condomínio ou empresarial, optem pela alternativa mais eficaz, segura e econômica para sua situação.


Nesse sentido, um ponto positivo da portaria remota é a quantidade de informações que ela pode prover à gestão, possibilitando ações preventivas para garantir o bom funcionamento da solução, evitando surpresas e gastos extras com manutenção dos equipamentos. Mas, como dissemos, tudo depende daquilo que é mais adequado ao cliente.


De qualquer forma, para contratar qualquer tipo de solução entre os modelos de portaria, é indicado que o cliente demande um projeto personalizado para seu caso. Afinal, o empreendimento precisará estar devidamente adequado para receber a instalação do modelo de portaria escolhido para que ele funcione da melhor maneira possível.



Agora que você sabe mais sobre os modelos de portaria, que tal investir em um software de monitoramento e segurança que ajude a tornar seu negócio mais eficiente e competitivo? Para isso, certifique-se de buscar uma ferramenta que forneça as melhores funcionalidades, para que possa alcançar os resultados esperados.


Quer saber mais? Então fale agora conosco e peça uma demonstração!

1.560 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page