• Segware

Controle de entrada de veículos: dicas e cuidados necessários

O controle de entrada de veículos é um dos pontos de atenção nos sistemas de segurança eletrônica. Independente do modelo de portaria - remota, autônoma, presencial ou híbrida, essa é uma das áreas mais visadas por criminosos e pessoas mal intencionadas.


Isso porque sem investimento em um protocolo de segurança personalizado e que esteja associado a boas ferramentas tecnológicas para um controle de acesso efetivo, as chances de incidentes em cancelas, portões, má identificação, etc, são bem expressivas.


Os condomínios, empresas, ou qualquer lugar que tenha fluxo de pessoas, precisam antever algumas situações-problema e elaborar um escopo de controle de entrada e saída de veículos que seja assertivo para cada um deles.


Neste artigo você confere algumas dicas para otimizar a segurança de qualquer espaço que demande atenção para esse tópico.


5 dicas para um controle de entrada de veículos mais efetivo


Antes de implementar dicas para um controle de entrada de veículos, é necessário saber para o que esse tipo de metodologia de segurança é direcionado.


Com o controle de entrada de veículos é possível registrar toda a movimentação de pessoas de um espaço, bem como os horários em que o fluxo ocorreu. Isso porque há sempre a associação à tecnologias que são capazes de armazenar tais dados e informações.


Assim, com essa medida de segurança, é possível identificar quais foram os automóveis que entraram e saíram de um determinado local, bem como seus respectivos motoristas.


Prioriza-se, nesses casos, a liberação ou não de um veículo a partir de alguns pontos básicos:

  • Autorização prévia do morador de algum veículo visitante.

  • Para os veículos pertencentes aos usuários, há o cadastramento de moradores e de placas facilitando a entrada desses automóveis.

  • Caso haja porteiro físico, o mesmo auxilia a checagem da entrada de veículos e de quem está dentro dos carros.

Ou seja, o controle de entrada de veículos é importante para garantir segurança em todas as frentes dos condomínios e demais ambientes com fluxo de pessoas.


Algumas dicas para implementar o conceito:


1) Oriente os moradores e usuários a seguirem os protocolos de segurança


Muitas vezes o controle de entrada de veículos se torna frágil pois os usuários não seguem as políticas de segurança do espaço.


Instruir que todos estejam atentos a isso e zelem pelo cumprimento dos planos de ação de segurança para entrada ou saída de veículos é o primeiro passo para reduzir a possibilidade de eventos criminosos nestas áreas.


Dessa forma, o condomínio, empresa, etc, precisam estar dispostos a repassar as informações que forem necessárias sobre o assunto, quantas vezes forem preciso. Por sua vez, o usuário deve se dispor a seguir as regras estipuladas.


2) Escolha o tipo de controle de acesso a ser utilizado


Avaliar as demandas do condomínio ou local que precisa de um controle de acesso e escolher aquele que melhor sane essas necessidades é um ponto importante para uma entrada de veículos com segurança.


Dentro desse contexto há algumas formas de executar essa liberação:

  • Porteiro - um profissional fica responsável por liberar o acesso de veículos, checando a identificação dos motoristas e os dados dos automóveis. Geralmente, é acionado para veículos visitantes que não possuem a entrada automática. Assim, este colaborador deve verificar se há solicitação de liberação por parte dos usuários do veículo em questão e se os dados batem com o que foi informado - ação essa que ocorre geralmente por aplicativo ou whatsapp dos usuários para com a portaria.

  • Controle remoto - o usuário regula a sua entrada e saída por meio de um controle remoto. Assim como a opção anterior é uma alternativa arriscada, pois depende exclusivamente de pessoas para sua execução, as quais estão suscetíveis a falhas, perdas do equipamento, etc.

  • Sistema misto de abertura de portões: há a abertura pelo morador através do controle remoto, combinada com a checagem do porteiro das informações do veículo e da pessoa dentro do mesmo.

  • Controle de entrada de veículos automatizado: cadastrado no sistema de placas de veículos e tags, além de biometria facial. Assim, quando um usuário chega ao local que deseja fazer acesso, a tecnologia checa as informações armazenadas e faz a liberação ou não automaticamente. Opção mais segura.


3) Garanta que os equipamentos sejam modernos e passem por manutenções constantes


Um bom controle de entrada de veículos depende do auxílio da tecnologia para checar dados de acesso e também para registrar a movimentação de pessoas e automóveis.


Por isso, câmeras, cancelas, portões, interfones, leitores e sensores biométricos devem estar funcionando sem erros ou falhas.


A manutenção da tecnologia é essencial nesses casos, assim como a sua devida atualização de acordo com lançamentos de mercado.


A exemplo disso, o Segware Access representa o mais completo software para controle de acesso do segmento, com gerenciamento realizado todo pela nuvem, proporcionando os seguintes benefícios:

  • Gerenciamento de usuários, visitantes e prestadores de serviço;

  • Cadastro de equipamentos e configuração de dispositivos remotamente.

  • Recebimento de eventos de interfone (telefonia), além de comunicação através do click to call.

  • Envio de comandos remotamente, possibilitando portaria virtual.

  • Controle de acesso para portarias, condomínios, empresas, escolas e muito mais.

  • Permite que você sincronize equipamentos e importe/ exporte usuários de maneira fácil e rápida.

  • Controle de entrada e saída de veículos, com gestão de vagas de visitantes e placas;


4) Assegure que os profissionais envolvidos no controle de entrada de veículos sejam capacitados


Como mencionamos anteriormente neste artigo, é importante que todos os colaboradores e usuários sigam os protocolos de segurança estipulados previamente.


Além disso, os profissionais envolvidos nesses processos devem ser capacitados e ter conhecimento do que fazer em casos de incidentes ou eventualidades.


Dessa forma, é importante garantir que adquiram expertise técnica por meio de capacitações constantes, para que a equipe esteja sempre pronta para executar suas tarefas.


Treinamento é a palavra-chave - seja por parte dos funcionários ou dos usuários.


---------------------------------------


Quer otimizar o controle de entrada de veículos dos seus clientes?


Com o Segware Access você amplia seus serviços com o controle de acesso, priorizando segurança efetiva, sem abrir mão de praticidade e conforto aos usuários do serviço.


Solicite uma proposta agora!

114 visualizações