• Segware

Como o Segware Image ajuda a tomar decisões mais rápidas

Atualizado: Set 17

O monitoramento de imagens é uma atividade essencial da segurança eletrônica. Saber analisar as cenas e tomar as providências necessárias é o que torna o serviço eficiente. E, em caso de um evento, é preciso agir rapidamente.


Pensando nisso, a Segware desenvolveu o Segware Image Monitoring (IM), um software de monitoramento de imagens que permite aos operadores tomar de decisões mais rápidas. Neste post explicamos porque isso acontece com base nas funcionalidades do Segware Image Monitoring.


Painel personalizável


O Segware IM oferece a facilidade de se configurar o painel de visualização das câmeras da forma que for mais conveniente. O sistema oferece alguns modelos padrões. Mas, se o operador quiser incluir mais câmeras na mesma tela ou aumentar o tamanho de alguma delas, ele também pode.


A personalização do painel é importante para que o operador dê prioridade às áreas que precisam ser acompanhadas com maior frequência e detalhe. Assim, ele poderá visualizar uma movimentação suspeita de forma mais rápida. Como nem todos os clientes têm as mesmas características, é preciso adaptar o painel para as diferentes necessidades e é isso que o Segware IM oferece.


Diferentes tipos de gravação


As imagens de um ambiente são fundamentais para o monitoramento. Porém, nem tudo que é gravado é relevante, e sim apenas aquilo que estiver relacionado a uma ocorrência suspeita. Por esse motivo, o Segware IM oferece diferentes tipos de gravação para poder combinar a eficiência da segurança com um uso otimizado dos recursos do servidor e com a facilidade de visualizar as imagens mais importantes.


São três tipos de gravação de imagens: gravação contínua, gravação por detecção de movimento ou gravação por evento, sendo que também é possível ter simultaneamente a gravação por evento e detecção de movimento. Vamos explicar cada uma delas.


Gravação 24/7


No modo de gravação contínua, ou 24/7, as imagens são capturadas e armazenadas no servidor a todo momento. Isso significa que é necessária uma capacidade muito maior de armazenamento dos dados.


No entanto, esse tipo de gravação tem a vantagem de registrar as imagens pré-evento, ou seja, minutos antes de o alarme disparar. Assim, ao analisar o evento para entender o que ocorreu, o operador pode recorrer às imagens anteriores.


Gravação por detecção de movimento


Nessa modalidade, as imagens são capturadas e gravadas a partir do momento em que o equipamento identifica movimentação em determinado quadro. Essa configuração também utiliza mais recursos do servidor, pois as gravações podem ser recorrentes dependendo do local onde as câmeras foram instaladas e do horário.


A gravação por detecção de movimento pode ser configurada para acontecer a todo momento ou apenas em um determinado horário. Dessa forma, uma das opções é acioná-la apenas em períodos de menor movimento, como durante a noite, para que seja gravado somente o que aparentar atividade suspeita.


Gravação por evento


Na gravação por evento, as imagens são capturadas e armazenadas a partir do momento em que o evento chega ao Segware Sigma. Os registros são feitos no Segware IM a partir da câmera da zona onde ocorreu o disparo. Além disso, é possível configurar o sistema para que, assim que ocorrer um evento, todas as câmeras do local iniciem a gravação simultaneamente. A vantagem dessa configuração é que, depois, o operador terá mais informações para entender o que ocorreu.


Nessa opção, a gravação só é encerrada quando o evento é marcado como concluído pelo operador no Segware Sigma.


A possibilidade de gravar as imagens apenas por evento poupa o servidor em termos de recursos e armazenamento, já que a quantidade de dados enviadas é bastante reduzida. Além disso, essa opção pode facilitar o trabalho do operador ao recuperar uma imagem, uma vez que o período e a quantidade de gravações serão menores.


Visualização rápida das imagens


Uma das funcionalidades mais importantes do Segware IM é a sua integração com o Segware Sigma, o software de monitoramento de alarmes. A partir do momento em que as ferramentas são integradas, é possível ver as imagens capturadas e gravadas no Segware IM diretamente na plataforma Segware Sigma.


Quando o operador de monitoramento recebe um evento na tela no Segware Sigma, basta clicar nele para que as imagens gravadas no local do evento sejam abertas. A visualização é feita tal qual o painel configurado no Segware IM.


É possível configurar o sistema para ver as imagens ao vivo ou a partir do momento em que o evento foi enviado. Assim, se o evento chegou ao sistema às 12:02, mas o operador clicou nele às 12:07, ele pode ver o que aconteceu nesses cinco minutos que se passaram. Além da câmera da zona onde ocorreu o disparo, é possível selecionar e visualizar as demais câmeras do local.


Fácil recuperação dos registros


Ao abrir o evento e visualizar as imagens diretamente no Segware Sigma, o operador também tem a sua disposição uma aba para visualizar um histórico de registros daquela câmera.


Além disso, é possível buscar no Segware IM os registros de imagem de períodos anteriores por data e horário. O sistema já oferece algumas opções como 30 segundos, uma hora ou duas horas atrás. Mas, se desejar, é possível fazer uma busca personalizada com dia e período específicos.


Essas possibilidades garantem a agilidade na hora de analisar um evento e entender o que ocorreu.


Conclusão


O Segware IM é uma opção completa de captura e monitoramento de imagens que permite tomar decisões mais rápidas. A personalização dos painéis e a fácil visualização e recuperação de imagens ajudam o operador de monitoramento a dar atenção ao que é mais relevante. Assim, ele pode tomar decisões assertivas e que garantam a qualidade do serviço de segurança. 

4 visualizações
Segware
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn

Brasil/SC: +55 48 32310000
Brasil/SP:  +55 19 31139450

EUA: +1 305 7671552
México: +52 55 41708415
Argentina: +54 11 52195583
Colombia: +57 2 8912730
Chile: +56 2 29381412
Venezuela: +58 212 7202193

Copyright © 2020 Segware Security Performance. Todos os direitos reservados.

GPTW