top of page
  • Foto do escritorSegware

Como montar uma empresa de segurança: 7 passos fundamentais

Atualizado: 17 de set. de 2020

Seja em residências, empresas, plantas industriais, eventos ou condomínios, segurança nunca é demais. São bens, pessoas e informações que precisam ser protegidas – e somente uma mão-de-obra especializada pode fazê-lo.

Neste post, confira como montar uma empresa de segurança e veja o que é preciso para fazer parte deste mercado tão promissor. Acompanhe!


Como montar uma empresa de segurança em 7 passos


Para quem está pensando em como montar uma empresa de segurança, o ponto principal é traçar um plano de negócios bem detalhado, elencando aspectos fundamentais para a abertura e funcionamento da empresa no mercado.


Isso envolve desde a definição de um nicho de mercado até as questões financeiras do novo negócio. Para isso, alguns pontos que devem ser levados em consideração no seu planejamento são:


1. Estude o mercado

Em que área a sua empresa irá atuar? O segmento de segurança é bastante amplo e permite a atuação em diferentes campos, desde segurança de pessoas à segurança de patrimônio, conjuntos residenciais e até mesmo eventos.


Outra pergunta que deve ser respondida é: quem serão seus clientes? Para se posicionar no mercado, a empresa precisa entender quem serão seus principais clientes e suas necessidades. Um cliente corporativo de alto padrão, por exemplo, tem exigências e necessidades bem diferentes de um condomínio de classe média.


Procure levantar o máximo de detalhes possíveis, como a faixa etária, escolaridade e renda média. Realize uma pesquisa de mercado e tente identificar quais são os anseios dessas pessoas e quanto elas estão dispostas a pagar por uma solução de segurança. Todos esses pontos vão impactar no tipo de serviço e até mesmo no valor que a sua empresa poderá cobrar.


2. Conheça a concorrência

Outro ponto que deve constar no planejamento de quem está pensando em como montar uma empresa de segurança é a análise da concorrência. Você definiu um nicho de atuação, entendeu quem são seus potenciais clientes e o que eles esperam de uma empresa de segurança. Mas quem são seus concorrentes e quais serviços eles oferecem?

Existem empresas tradicionais no mercado, que já contam com um nome estabelecido e que têm mais apelo junto ao público. Então, o que fazer? Para se destacar e ganhar terreno contra concorrentes de peso, é preciso apostar em um diferencial competitivo, que destaque a sua empresa das demais.

Isso pode ser feito por meio de um serviço diferenciado, pelo uso de equipamentos de ponta, por preços mais competitivos ou, principalmente, pelo uso da tecnologia, como acompanhamento das câmeras de monitoramento por aplicativos móveis ou uso de drones para complementar a vigilância do local.

Outra forma e se diferenciar é por meio de estratégias de marketing para empresas de segurança, que vão ajudar a marca a posicionar-se bem no mercado, além de colaborar para a empresa tornar-se referência no segmento e também na construção de autoridade.


3. Defina os serviços prestados

A definição do nicho de atuação e do tipo de cliente que a sua empresa de segurança vai atender também vai influenciar nos serviços que ela irá oferecer.

Para alguns clientes, o monitoramento por alarme pode ser o suficiente. Para outros, pode ser necessária uma estrutura mais robusta, com CFTV (circuitos fechados de videomonitoramento), sistemas de controle de acesso e soluções em nuvem para armazenamento e backup de gravações, por exemplo.

Tenha em mente de que não é preciso começar do topo. A empresa que está iniciando sua caminhada no mercado pode iniciar oferecendo serviços mais básicos e, conforme cresce e/ou as necessidades dos clientes se tornam mais complexas, as soluções oferecidas também evoluem.


4. Localização e estrutura

Ao planejar como montar uma empresa de segurança, uma das suas preocupações deve ser com a estrutura do negócio. Nesse sentido, o primeiro passo é a escolha do local em que será instalada a empresa.


Por conta de todos os aspectos que envolvem a atuação desse tipo de empresa, é importante considerar um local de fácil acesso e, preferencialmente, próximo a todas as unidades que serão atendidas.


Outro ponto diz respeito à infraestrutura necessária para o funcionamento da empresa e trabalho das equipes. É preciso considerar a montagem do espaço em que os operadores trabalharão, bem como um ambiente para a parte administrativa e atendimento aos clientes, e uma área de armazenamento de equipamentos e estoque.


Nesse aspecto, a tecnologia aparece novamente para ajudar a reduzir custos. É o caso, por exemplo, de softwares de monitoramento em nuvem, que não exige investimentos pesados em infraestrutura de servidores e computadores de ponta.



5. Contratação de pessoal

O quadro de colaboradores de uma empresa de segurança vai variar de acordo com o seu porte. No entanto, alguns profissionais exercem funções básicas e essenciais para a empresa, como:

  • Administração;

  • Atendimento ao cliente;

  • Vistoria e avaliação do local.

Vale apontar que algumas áreas dentro de uma empresa de segurança, como as equipes responsáveis por instalação e manutenção de equipamentos e pronto atendimento (equipe tática), podem ser terceirizadas, seja total ou parcialmente.


6. Estime a quantia de dinheiro necessária


Não tem como montar uma empresa de segurança sem estipular uma projeção do investimento inicial necessário para colocá-la em operação no mercado. Esse valor está propenso a uma série de variáveis, desde o local escolhido para a instalação da empresa até o portfólio de serviços oferecidos aos clientes.


A isso devemos somar a compra dos equipamentos, aquisição da frota de veículos e, é claro, o capital de giro necessário para a sobrevivência da empresa durante seus primeiros meses de vida. Outro cálculo fundamental que deve ser feito são os custos para operar a empresa. Assim como em qualquer negócio, eles são divididos em duas categorias: custos fixos e variáveis.


Os custos fixos são os mais importantes de serem estimados, pois são recorrentes e inerentes ao funcionamento do negócio. Nessa categoria, entram gastos como: aluguel, taxa de condomínio, contas de luz, água, telefone e internet, assinatura de sistemas e softwares, além dos salários e encargos dos funcionários.


Nesse ponto, vale destacar que, devido à complexidade em se abrir uma empresa no Brasil e em se calcular todos esses valores, recomenda-se a contratação de uma assessoria contábil. Sendo assim, trata-se de mais um custo fixo a ser considerado pela empresa, mas que pode evitar problemas futuros.


7. Divulgue sua empresa

Assim como em qualquer ramo de atuação, é preciso pensar na divulgação da sua empresa de segurança, ou seja, nas estratégias de marketing que você vai usar para torná-la mais conhecida, atrair seus primeiros clientes e se consolidar no mercado.


Considerando que, hoje em dia, a maioria das pessoas procura por serviços e produtos na internet, é importante levar isso em consideração ao planejar como montar uma empresa de segurança.


Ter um site em que as pessoas possam consultar mais informações sobre a empresa e seus serviços é fundamental. Por sua vez, ter um perfil atuante nas principais redes sociais facilita o relacionamento com clientes e o público em geral, ajudando a empresa a se consolidar no mercado.


Leia mais: Marketing para empresas de segurança eletrônica

Por fim, vale destacar que ações de divulgação fora da internet também são válidas, como outdoors e anúncios em jornais, rádio e TV. Nesse caso, porém, é recomendado analisar o perfil e comportamento dos seus clientes e avaliar se vale a pena o investimento nessas mídias.


-

Gostou de nossas dicas sobre como montar uma empresa de segurança? Ficou com alguma dúvida? Aproveite e conheça agora todas as possibilidades que o Segware Sigma oferece. Fale conosco e peça uma demonstração!

253 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page