top of page
  • Foto do escritorSegware

Benefícios do monitoramento de vídeo na nuvem

O monitoramento de vídeo na nuvem tem como premissa básica o armazenamento das imagens direto na internet, sem a necessidade de hardwares. Os benefícios desse processo são inúmeros para a sua empresa de segurança eletrônica, indo desde o acesso em tempo real, de qualquer lugar, até a garantia de integridade das imagens e de não perda de dados.


Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Brasil e o mundo se direcionaram ainda mais para esta tendência do uso de cloud que já existia. A ida para home office de grande parte das empresas fez com que ficasse mais latente a necessidade de usufruir dessa estrutura. Assim, o mercado deu um salto na adesão de soluções na nuvem.


Somados, os investimentos em nuvem pública e privada cresceram 62% em 2021, se comparado ao ano anterior, e de 12,5% quando se fala no investimento em segurança para este contexto. Os dados são do estudo Mercado Brasileiro de Software - Panorama e Tendências 2020, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES).


Neste artigo, você vai conhecer mais sobre os principais benefícios de adotar soluções de monitoramento de vídeo na nuvem para a eficiência e desempenho da sua empresa. Confira!


Monitoramento de vídeo na nuvem: 5 principais benefícios


Facilidade de acesso, segurança das informações e redução de custos globais. Esses são alguns dos pontos que levam as empresas de segurança eletrônica a adotarem soluções de monitoramento de vídeo na nuvem. A seguir, confira mais detalhes sobre como você também pode se beneficiar deste tipo de solução.


1. Eliminação de infraestrutura de hardware


Este é o ponto mais expressivo quando se fala em redução de custos com monitoramento por imagem. Isso porque, quando não se utiliza uma solução em nuvem, todas as imagens são gravadas e registradas em uma máquina física. E não apenas uma, mas muitas vezes várias delas precisam ser utilizadas para comportar o volume de informações armazenadas.


Isso implica diretamente em custos para a empresa, que precisa contar com um data center físico, com grande quantidade de equipamentos e também com a frequente manutenção. Tudo isso é custo desnecessário, quando se pode ter uma solução em nuvem, e pode ser investido em outras áreas da empresa de forma mais estratégica.


2. Segurança dos dados


Quando se fala em segurança dos dados no monitoramento de vídeo na nuvem, estamos nos referindo tanto à possibilidade de furto e adulteração, como também à perda de dados. O sistema físico de armazenamento de imagens para monitoramento demanda ser alimentado e precisa que as pessoas registrem as informações nos locais corretos.


Esse acesso físico pode suscitar erro humano, além de possibilitar que haja alterações nas informações inseridas e até mesmo a perda de dados por danos na estrutura. Para uma empresa de segurança eletrônica, esse tipo de problema é muito grave e interfere diretamente em sua credibilidade no mercado.


Por isso, a segurança dos dados dos seus monitoramentos de vídeo está muito mais garantida ao utilizar uma solução em nuvem. Tudo fica salvo diretamente na internet, com acesso através de login e senha ou código validador, e não se corre o risco de perda.


3. Centralização das informações


Outro benefício fundamental do monitoramento de vídeo na nuvem, com armazenamento direto na internet, é a centralização das informações. Uma solução como essa permite que toda a sua central de monitoramento seja acessada em um só lugar, mesmo quando se trata de empresas diferentes.


Uma plataforma que reúne todas as informações de monitoramento de vídeo que você precisa contribui diretamente para que o trabalho em si seja feito com mais inteligência. Sem precisar focar em hardware e na localização das imagens, resta mais tempo disponível para trabalhar no que realmente a sua empresa tem expertise para entregar aos clientes.


4. Acessibilidade e escalabilidade


Acesso em tempo real e disponibilidade de ampliação de espaço para armazenamento. Isso é o que define os conceitos de acessibilidade e escalabilidade atribuídos ao monitoramento de vídeo na nuvem. Com as soluções em cloud, os especialistas da sua empresa de segurança eletrônica conseguem acessar o sistema de qualquer lugar, a qualquer momento. Basta ter acesso à internet.


Além disso, caso se mostre necessário ao longo do tempo de uso, é possível expandir os GBs e contar com mais espaço para registro das imagens. A ausência da necessidade de muito investimento em hardware também contribui no aspecto de escalabilidade, pois é possível aumentar a atuação do negócio sem que isso demande espaço físico maior.


5. Sistema completo para gestão de segurança na nuvem


O monitoramento de vídeo na nuvem é um dos recursos de que a sua empresa pode usufruir quando o assunto é segurança. Existem ainda, associados, a isso, uma série de outros serviços complementares, como o controle de acesso, sistema de alarmes etc. Tudo isso pode fazer parte de uma única plataforma, facilitando ainda mais a sua gestão.


Um software especializado pode ajudar a sua empresa a gerenciar seus clientes e equipamentos de forma simples e fácil. Tudo em tempo real e de forma 100% online.


Continue acompanhando o blog da Segware para conhecer mais sobre sistemas de monitoramento de vídeo na nuvem, e fique de olho nos nossos próximos lançamentos!

87 visualizações
bottom of page