top of page
  • Foto do escritorSegware

Automação residencial na segurança eletrônica

Atualizado: 17 de set. de 2020

A automação residencial ganhou fama com a possibilidade de se acender luzes e controlar equipamentos eletrônicos à distância. Porém, é na área de segurança eletrônica que ela é utilizada com mais propriedade, pois traz praticidade, eficiência e maior controle ao proprietário da casa.

Vista inicialmente como um artigo de luxo, a automação residencial está se tornando cada vez mais popular. Hoje, seu mercado está em expansão e é procurada principalmente por pessoas que já utilizam sistemas de segurança em suas casas. 


A automação residencial tem aplicações diferenciadas para a segurança. Explicamos aqui as principais delas. 


Como funciona a automação residencial


Com a automação residencial, os objetos e aparelhos eletrônicos ficam conectados a uma rede. Em vez de cada aparelho ter o seu próprio controle, o comando de todos eles é centralizado. Ou seja, é possível acionar e coordená-los a partir de um único dispositivo, que pode ser um teclado, painel ou até um smartphone.


Além dos aparelhos eletrônicos tradicionais, como ar-condicionado, televisão e aparelho de som, pode-se controlar também as luzes, cortinas, persianas, abertura de portas, janelas e portões. O controle também permite comandar os itens usuais da segurança eletrônica como câmeras e alarmes.


Aplicações da automação residencial para a segurança eletrônica


A automação residencial ficou famosa por trazer mais conforto, luxo e modernidade para as casas. Porém, a sua principal vantagem é reforçar a segurança. Mesmo as opções voltadas para o conforto do morador podem ser usadas para a sua defesa, como veremos a seguir.


Controle remoto da segurança eletrônica

Pensando ainda na situação de uma viagem ou de uma ausência prolongada da casa, outro recurso muito útil é o controle remoto dos elementos que compõem a segurança eletrônica. Você pode, por exemplo, verificar as câmeras de segurança, acionar ou desligar os alarmes, abrir portas e portões e checá-los de qualquer lugar.


Muitos se sentem mais seguros quando podem acompanhar a casa a partir do seu próprio smartphone. Outros utilizam com frequência a funcionalidade de acionar os alarmes à distância. Essa opção é especialmente útil quando o proprietário sai da casa e não se lembra se ligou todos os alarmes corretamente. Veja como o Segware MySecurity pode ajudar com isso!


Acionamento inteligente

Falamos a respeito da possibilidade de controlar os aparelhos à distância. Porém, o grande salto da automação residencial ocorre quando os equipamentos se comunicam entre si. Para a segurança eletrônica, esse é um grande salto em termos de agilidade na contenção de ameaças.


Por exemplo, um sensor de presença pode indicar uma movimentação suspeita nos arredores da casa. Sabendo que não se trata do dono, o sensor determina o trancamento de portas e janelas e aciona o alarme. O mesmo sensor pode também ativar as câmeras de segurança e emitir alertas à central de monitoramento.


Algumas câmeras disponíveis no mercado são capazes de reconhecer placas de carro e faces. Assim, elas coletam mais dados sobre os indivíduos e carros que rondam a propriedade e podem também ser usadas para controlar o acesso às residências com base nas características dos moradores.


Segurança preventiva

A tendência da automação residencial é que os objetos troquem cada vez mais dados entre si e, dessa forma, tornem-se mais inteligentes à medida que acumulem informações e identifiquem padrões de comportamento. Dessa forma, quando algo fugir do padrão usual dos moradores, os equipamentos poderão dar início ao procedimento de segurança, a partir das medidas configuradas.


Essa é uma maneira de reforçar a segurança pois se reduz as chances de erro humano durante o monitoramento e as ameaças em potencial são identificadas antes de um evento ocorrer.


Conclusão


A automação residencial ganhou popularidade por oferecer mais praticidade, conforto e modernidade às casas. Porém, o seu grande diferencial está em reforçar a segurança do patrimônio. Com aparelhos eletrônicos integrados e que podem ser acionados à distância, o proprietário aumenta o seu controle sobre a residência além de poder se informar com antecedência sobre possíveis ameaças.


Quer saber mais sobre automação residencial em projetos de segurança eletrônica? Baixe nosso ebook gratuitamente!

80 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page